Formação Administrativa de Servidores

publicado 13/02/2020 11:00, modificado 13/02/2020 11:11

A Seção de Formação Administrativa de Servidores passou a integrar a Escola Judicial por meio da Resolução TRT3/GP nº 19, de junho de 2015. Sua vinculação à Escola acrescenta-lhe um ganho quantitativo e qualitativo que permitirá alcançar uma visão e atuação mais complexa e sistêmica de suas atividades pedagógicas.

As atividades da Formação Administrativa compreendem duas linhas principais de ação:

  • A disponibilização, supervisão e gerenciamento de cursos internos e externos destinados a servidores, principalmente no que se refere ao desenvolvimento de competências técnico-administrativas, organizacionais, gerenciais e comportamentais. 
  • O programa de integração de novos servidores, que visa à formação da cidadania corporativa.

Programa de Desenvolvimento Gerencial

 

A Escola Judicial apresenta um novo modelo de Programa de Desenvolvimento Gerencial para o biênio 2020/2021, desenhado a partir do mapeamento de competências gerenciais gerais. Para que se possa atender ao disposto na Resolução CSJT nº 159, de 27 de novembro de 2015, que exige que carga horária obrigatória de capacitação seja de no mínimo 30h/a, em um período não superior a 2 anos, a proposta é de que sejam trabalhadas 2 competências por ano, discriminadas abaixo: Para o ano de 2020:

  • Liderança e Gestão de Equipes
  • Gestão Administrativa


Para o ano de 2021:

  • Previsão
  • Gestão da Informação e do Conhecimento
  • Visão Sistêmica.

Haverá uma mudança significativa na forma como serão oferecidos os eventos e cursos. Sendo assim, para o ano de 2020 serão promovidas as seguintes ações formativas:

1) Evento presencial: Workshop

 

  • Workshop “Desenvolvimento de Gestores do TRT-MG – unidades judiciárias de 1º grau”.

Turma 1: previsão para maio. Vagas:108

Turma 2: previsão para novembro. Vagas:108

  • Workshop “Desenvolvimento de Gestores do TRT-MG – unidades judiciárias de 2º grau”.

Turma 1: previsão para. Vagas: 86

  • Workshop “Desenvolvimento de Gestores do TRT-MG – unidades administrativas”.

Turma 1: previsão para junho. Vagas: 92

Turma 2: previsão para setembro. Vagas: 92

2) Programa Gestão Online

 

Cursos a distância a serem ofertados a todos os gestores, com prioridade de vagas aos gestores pré-inscritos. Vagas limitadas.

 

Cursos na modalidade a distância
Tema do cursoComunicação não violenta 

Liderança Organizacional: Estilos e Técnicas

Gestão de ProcessosComo fazer uma gestão administrativa efetiva 
Competência gerencial relacionada  Liderança e Gestão de Equipes  Liderança e Gestão de Equipes  Gestão   Administrativa  Gestão   Administrativa 
Data a definir  a definir  a definir  a definir 
Carga Horária 24 16 20 24
Conteúdo Programático O que é a CNV e por que adotá-la Conceitos básicos de liderança Introdução e conceitos básicos A melhoria da gestão administrativa
O que é empatia e como reconhecer essa capacidade humana  Teorias da liderança Como gerir e melhorar processos A estratégia na prestação de serviços
A comunicação não verbal e a linguagem do corpo  Estilos de liderança Definir e planejar indicadores estratégicos Gestão das demandas e fluxos
A responsabilidade pelo que sentimos  Ferramentas e técnicas para o exercício da liderança 

Ferramentas para gestão de processos

Solução de problemas 
A CNV em nossa rotina diária  Benchmarking e boas práticas 
Lidando com pessoas difíceis 
Por que aplicar a CNV no ambiente de trabalho 

  

3) "Para saber mais - Gestores"

 

Embora não se trate de uma ação formal de educação corporativa do TRT-MG, não sendo considerada para fins de concessão do adicional de qualificação ou para a contabilização das 30 horas de capacitação gerencial de que os gestores devam participar a cada 2 anos, o programa "Para saber mais- Gestores" tem por objetivo trazer dicas e reflexões para os gestores do TRT-MG, bem como para futuros sucessores. A coluna será disponibilizada, de forma fixa, no site da Escola Judicial. Seus temas serão definidos com base nas competências gerenciais mapeadas e definidas a serem trabalhadas naquele ano com os gestores. A ideia é de que haja uma publicação bimestral de textos, artigos de opinião, podcasts, ferramentas, etc, apresentados em "doses de conhecimento". Assim, em 2020, serão disponibilizados materiais que abordem os temas Liderança e Gestão de Equipes e Gestão Administrativa.

Seção de Formação Administrativa dos Servidores formad [arroba] trt3.jus.br