Semana de Conciliação Trabalhista será divulgada no metrô e rodoviária de BH

publicado 03/05/2018 15:19, modificado 04/05/2018 14:05

Para  divulgar a 4ª Semana de Conciliação Trabalhista e orientar partes interessadas em buscar um acordo na Justiça do Trabalho mineira, magistrados e servidores do TRT-MG farão atendimento em dois postos públicos em Belo Horizonte na próxima semana. Os locais serão a Estação Central do metrô, na Praça da Estação, na próxima segunda-feira (7), das 8 às 11 horas, e a Rodoviária,  dia 11 de maio, das 7h30 às 12h00. O desembargador Márcio Flávio Salem Vidigal, juízes e servidores dos Centros de Conciliação do Tribunal estarão presentes. Além de conversar com a população sobre a importância da conciliação, será distribuído material de divulgação da semana, com orientações de como inscrever processos para tentativa de acordo. 

Os postos de atendimento foram instalados em parceria firmada entre o TRT-MG com a CBTU e com a Codemge. Trens metropolitanos da capital também exibirão cartazes sobre a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista.

O TRT-MG está recebendo inscrições de advogados e partes interessados em colocar seus processos na 4ª Semana de Conciliação Trabalhista, promovida em todo o território nacional pelo Conselho Superior da Justiça Trabalhista (CSJT), no período de 21 a 25 de maio. Durante a semana, os 24 tribunais do trabalho realizarão mutirões para promover a conciliação de processos que tramitam nas diferentes instâncias, com grande número de audiências exclusivas para esse fim.

Com o slogan “Sempre dá para conciliar”, a campanha deste ano destaca que a conciliação é possível em qualquer momento do processo ou mesmo antes do ajuizamento de uma reclamação trabalhista.

Em Minas Gerais, além do empenho das varas trabalhistas, que priorizarão a realização de audiências de conciliação nas suas pautas diárias, haverá pauta dupla nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º e 2º Graus (Cejusc-JT). O Cejusc-JT de 1º grau está localizado na Rua Goitacazes, 1475, 16º andar, no bairro Barro Preto, e o de 2º grau está localizado na Av. do Contorno, 4631, no bairro Funcionários, ambos em Belo Horizonte.

A conciliação, na maioria das vezes, é a melhor maneira de resolver um conflito. No caso específico da Justiça do Trabalho, ganham todos: os trabalhadores, por ser a maneira mais rápida de receber as verbas trabalhistas; e os empregadores, por ser uma forma de evitar o aumento dos débitos, que crescem de acordo com o tempo que o processo leva para ser resolvido.

Visualizações:

Secretaria de Comunicação Social
Seção de Imprensa e Divulgação Interna
imprensa@trt3.jus.br