Conheça o EPT

publicado 01/09/2016 13:48, modificado 09/07/2018 13:59

O EPT foi criado em 2014 diretamente vinculado à Secretaria de Gestão Estratégica e objetiva implantar a gestão de processos no TRT-MG. A gestão de processos é uma metodologia que visa alcançar melhores resultados através do aperfeiçoamento dos processos de trabalho, promovendo o alinhamento deles com a estratégia institucional: os objetivos, a missão e a visão de futuro do TRT.

Dentro de uma perspectiva de gestão, utilizam-se na base da melhoria contínua métodos iterativos tais como o PDCA (planejar, verificar, executar e agir) que, dentro do escopo do planejamento estratégico, é ilustrado pela seguinte ideia:

imagem_01.jpg

Uma vez definido o mapa estratégico dentro do planejamento, teremos alguns objetivos organizacionais explicitados, com indicadores de performance e metas definidos. Neste contexto, é necessário desenvolver ações que dirijam a organização em prol dessas metas. Tais ações são moldadas em projetos, que necessitam de uma gestão de priorização e acompanhamento cuja responsabilidade é atribuída à gestão de projetos.

Em paralelo a esta gestão, a identificação, otimização e acompanhamento dos processos de trabalho compõem a gestão de processos que é outra abordagem em prol dos objetivos da organização, uma vez que tais atividades buscam envolver a equipe na avaliação do trabalho do dia-a-dia para eliminar, entre outras:

  • atividades sem valor agregado;
  • tempo de espera;
  • transporte ou movimentação física desnecessária;
  • execução incorreta;
  • excesso de estoques;
  • erros;
  • desperdício da criatividade dos funcionários.

imagem_02.jpg

No âmbito do TRT-MG, essa nova forma de atuar é decorrente do planejamento estratégico atual, que transcreve esse modelo de gestão mais ágil e eficiente, pois procura conhecer, analisar, transformar e monitorar as rotinas de trabalho, buscando a conscientização e mobilização de toda a Instituição.

Benefícios da Gestão de Processos

A gestão de processos confere maior segurança aos funcionários no desempenho de suas funções e permite que cada um tenha condições de assumir a responsabilidade pelos resultados do próprio trabalho.

Além disso, ajuda a construir uma base de conhecimento dentro da organização, na medida em que os processos de trabalho estarão padronizados e disponíveis para os colaboradores da instituição.

A gestão de processos, na medida em que promove o entendimento dos processos de trabalho, contribui para melhorar a definição das tarefas, usar os recursos de modo mais eficiente, identificar falhas no processo e eliminar atividades redundantes. Adicionalmente, o mapeamento de processos pode mostrar como ocorrem as atividades desenvolvidas, criar indicadores e mostrar possíveis melhorias ao processo.

Atividades do EPT

O EPT está estruturando suas rotinas internas e metodologia de trabalho, buscando implantar no TRT-MG o que há de melhor em gestão de processos.

Atualmente, o EPT atende demandas das áreas interessadas em melhorar suas rotinas internas e atua nos Projetos Estratégicos que envolvem mapeamento e otimização dos fluxos de trabalho.

Conheça os principais serviços desenvolvidos pelo EPT:

Revisão de fluxos de processos de trabalho

(Compreende o entendimento do processo atual (AS-IS), sua modelagem e análise, proporcionando seu redesenho, com propostas de melhorias e a assistência na implantação do processo reformulado (TO-BE)).

Desenvolvimento de formulários

(Compreende a criação e elaboração de formulários de utilização interna e externa à área, com base na análise dos processos de trabalho e sua disponibilização na intranet e internet, se for o caso).

Apoio em elaboração de propostas de normatização

(Compreende o suporte na elaboração de propostas de normas internas (resoluções, portarias, etc) advindas das mudanças realizadas nos processos de trabalhos e necessárias ao seu bom andamento.

Análise de sugestões de automação de processos de trabalho

(Compreende o recebimento de sugestões enviadas por servidores, principalmente da 1ª Instância, e seu encaminhamento ao Projeto Estratégico Otimização de 1ª, que, após aprovação e priorização por grupo gestor, a encaminha para a DTIC para implantação).

Qualquer unidade pode solicitar os serviços do EPT ou encaminhar sugestões, basta encaminhar e-mail para ept@trt3.jus.br. Contamos com a participação de todos para construirmos um tribunal mais ágil e eficiente.

Escritório de Processo de Trabalho ept@trt3.jus.br