Construção verde – plante essa ideia!

publicado 03/06/2018 09:51, modificado 03/06/2018 09:51

-O Green Building Council Brasil, criado em março de 2007, é uma entidade sem fins lucrativos, que surgiu para auxiliar no desenvolvimento da indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de Green Building- Construções Verdes.

Para cumprir essa missão, o GBC atua na disseminação do conhecimento sobre construções verdes, capacitando profissionais dos setores da construção e integrando todos os agentes do mercado, sejam organizações governamentais ou privadas. A entidade ainda tem como foco a divulgação das melhores práticas adotadas, incluindo tecnologias, materiais, processos e procedimentos operacionais.

As mudanças climáticas mostram que nosso planeta pede socorro. Precisamos, com urgência, tentar mudar esse cenário, pensando em soluções simples, fáceis e que tragam resultado imediato.

Este é um programa do Green Building Council Brasil em prol da qualidade de vida nas cidades de todo o país. Com o One Degree Less é possível diminuir a temperatura das ilhas de calor nos grandes centros urbanos em 1 grau. E o melhor: de uma maneira realmente simples! 

www.gbcbrasil.org.br

www.onedegreeless.org 

Cool Roof

No mundo todo, a maioria dos tetos e coberturas são escuros e refletem, no máximo, 20% da luz solar. Dados do laboratório americano Lawrence Berkeley, apoiador da campanha, mostram que pintar esses telhados com material branco ou claro diminui sensivelmente os efeitos da incidência solar. Estima-se que, para cada 100 m2 de telhado pintado com cores claras, são compensadas dez toneladas de emissão de gás carbônico. 
-A adoção dos telhados “cool roof” – tanto em galpões e fábricas quanto em residências – não requer muita especialização, é de fácil aplicação e baixa manutenção. A iniciativa é uma das mais eficientes a serem adotadas no momento, pois o resultado é instantâneo e seus benefícios, imediatos. Simplesmente, usando uma tinta refletiva no topo da edificação, você consegue, em um dia de verão, diminuir em até 30 graus a temperatura da superfície pintada.

Dados da Environmental Energy Technologies Division, dos Estados Unidos, mostram que os revestimentos brancos são capazes de refletir de 70 a 80% da energia do sol e diminuem o gasto com ar-condicionado em até 20%.

Benefícios dos telhados brancos

  • Diminuição das ilhas de calor dos prédios/casas
  • Diminuição da emissão de CO2
  • Ajudam a refletir o raio solar de volta para o espaço
  • Facilidade na aplicação e pouca manutenção
  • Redução do custo com ar condicionado em até 20%
  • Resultado imediato
  • Ação eficiente no combate ao aquecimento global.

 

-Outra medida simples, também incentivada  pela campanha e que traz excelentes resultados ambientais, é a implantação de telhados verdes, tão benéficos quanto os brancos. A ideia é fazer jardins nas lajes e coberturas. Além de criarem um ambiente de lazer, os jardins suspensos ajudam no controle do fluxo de água pluvial – o que contribui para a diminuição de enchentes – e na redução da reverberação do som, proporcionando maior conforto acústico e gerando economia de energia.

 

Soluções simples, resultados surpreendentes!

Responsabilidade Socioambiental socioambiental [arroba] trt3.jus.br