O que pesa mais para você

publicado 03/06/2018 09:51, modificado 06/06/2018 16:15

O que é melhor: usar copo descartável ou gastar água e detergente para lavar o de vidro?

-Hélio Mattar, presidente do Instituto Akatu pelo consumo consciente, diz que o melhor é optar pelo vidro, que não gera resíduos sólidos nem usa combustíveis fósseis como matéria-prima. Hélio afirma que “para se alcançar o desenvolvimento sustentável, temos de mudar da sociedade do descartável para a sociedade do durável". Ele lembra que "em uma empresa são usados em média dez copos descartáveis por dia por pessoa".

Tomemos o nosso próprio exemplo: na JT de Minas, números assustadores mostram um consumo anual de 2.046.000 - dois milhões e quarenta e seis mil copos de água - e 366.000 - trezentos e sessenta e seis mil copos de café descartáveis. Dá para acreditar?

Efraim Rodrigues, Professor de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Londrina, concorda com Hélio Mattar: “deixar de usar o copo descartável é também uma questão simbólica", e defende que se busquem alternativas nas empresas, como o copo de vidro individual. Sobre o uso de água e detergente para o copo reutilizável, o professor diz que “não se pode justificar o uso do copo de plástico pela falta de tratamento de água: o problema vai continuar e ainda vai se criar outro”.

Sempre vale lembrar que o copo descartável leva 200 anos para ser decomposto na natureza e sua reciclagem é economicamente inviável.

Então, ponha esta questão na balança e opte sempre por produtos reutilizáveis.