Propostas
Inserir o conceito de sustentabilidade em todas as atividades realizadas no âmbito do TRT-MG, com base nos 5R's.:
Estimular a utilização racional de recursos públicos e a redução do consumo de material.
Envolver magistrados, servidores e o público atendido pela Justiça do Trabalho, por meio de campanhas educativas, que os levem a repensar hábitos de consumo e de descarte de resíduos; e que os levem a repensar sua postura, escolhas e decisões nas relações que estabelecem.
Estabelecer parcerias com associações de catadores de material reciclável visando à inserção social destes trabalhadores e destinação adequada dos resíduos.
Estruturar as varas do trabalho e as diretorias para que lancem mão de fontes renováveis de energia, além de materiais reutilizados, reciclados e/ou de fontes renováveis, conscientizando todos da função que desempenham na preservação do meio ambiente.
Sugerir ações e projetos que promovam a inclusão social dos cidadãos com deficiência que utilizam e trabalham nas dependências do TRT-MG.
Aplicar as orientações constantes do Manual de Compras Públicas Sustentáveis aprovado pela Resolução nº 103, de 25 de maio de 2012, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
Elaborar e implantar o Plano de Logística Sustentável do TRT-MG, elaborado conforme disposto na Resolução nº 201, de 3 de março de 2015 do Conselho Nacional de Justiça.
Elaborar e acompanhar a evolução da Política de Responsabilidade Socioambiental do TRT-MG, conforme disposto no Ato Conjunto CSJT.TST.GP nº 24/2014.