Curso a distância: Introdução ao Sistema Galileu – 1º Grau (Ferramenta de Inteligência Artificial adotada pela JT)
Formador(es)
Washington Timóteo Teixeira Neto – Juiz do TRT-MG
Ana Helena Duarte Timponi – Servidora da Secretaria de Pje, E-Gestão e Tabelas Unificadas
Período de Realização
Dias 4 e 5 de dezembro de 2025, das 14h às 16h
Público-alvo
Magistrados e Servidores
Critérios de Seleção
Ordem de inscrição até o preenchimento das vagas
Vagas
60 vagas
Carga Horária
4 horas
Local
Plataforma Zoom (acesso pelo Moodle)
Conteúdo Programático
Objetivo: Apresentar o sistema Galileu, suas funcionalidades e sua aplicação no contexto da Justiça do Trabalho, preparando os participantes para a utilização ética e eficiente da ferramenta como um assistente na elaboração de minutas de sentenças, visando à otimização da prestação jurisdicional.
Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de:
• Compreender o conceito de inteligência artificial aplicada ao Poder Judiciário e as diretrizes da Resolução CNJ nº 615/2025.
• Conhecer as principais funcionalidades do sistema Galileu, incluindo a leitura automática de peças, a geração de relatórios estruturados e o fornecimento de subsídios para a decisão.
• Entender a integração e a importância do sistema PangeaGab como base de dados segura para o Galileu.
• Conhecer os procedimentos para acesso e utilização básica da ferramenta no seu ambiente de trabalho.
• Refletir sobre as implicações éticas, as limitações e as boas práticas no uso da inteligência artificial como ferramenta de apoio à atividade judicante.
Inscrições
Período de inscrições: 25/11/2025 15h40 até 06/12/2025 17h00
Divulgação da lista de selecionados:
será divulgada no dia 03.12.2025, na página da Escola Judicial e por e-mail.
Certificação
Serão aprovados os participantes que obtiverem 100% de frequência e responderem a avaliação de aproveitamento, diretamente no SisEjud, até o dia 10.12.2025. ATENÇÃO:
Inscrições: de 25.11.2025 a 02.12.2025, pelo sistema SISEJUD, acessando a Intranet, aba Sisad (Portal dos Sistemas Administrativos Nacionais – Justiça do Trabalho), aba SIGEP-JT e SISEJUD, conforme tutorial de internos.
ATENÇÃO:
Não poderão participar os servidores que no dia do curso estiverem em gozo de férias ou usufruindo licenças nas hipóteses previstas no artigo 6º, §2 da Resolução nº159/2015 do CSJT.
O deferimento do Adicional de Qualificação (AQ) está condicionado às determinações contidas na Resolução Administrativa CSJT nº 196/2017, observando-se a competência da Secretaria de Desenvolvimento de Pessoas, através da Subseção de Adicional de Qualificação para análise e deferimento dos pedidos.
A Secretaria de Desenvolvimento de Pessoas informa que a participação em ações de aprendizagem não garante a concessão do Adicional de Qualificação, uma vez que aspectos legais e acadêmicos da Resolução CSJT 196 de 2017 devem ser observados, tais como a ação de treinamento estar vinculada à área de interesse do Tribunal, em conjunto com as atribuições do cargo efetivo ocupado ou com as atividades realizadas no exercício da FC ou CJ, e carga horária máxima diária de 8 horas-aula, quando se tratar de evento de capacitação realizado com a metodologia a distância. Para esclarecimentos, veja mais informações sobre o AQ.
Escola Judicial do TRT-3ª Região