Você está aqui:

Planejamento Estratégico

As ações da Escola Judicial seguem os termos definidos em seu Projeto Político-Pedagógico e estão alinhadas aos princípios orientadores da Gestão Estratégica do TRT-MG.

Como efeito, as iniciativas delineadas pela Escola Judicial, presentes em seu Painel de Contribuição, visam a alcançar  objetivos específicos traçados no Mapa Estratégico do TRT-MG

O Painel de Contribuição é um desdobramento da estratégia do TRT e reflete a colaboração da Escola Judicial para o alcance dos objetivos corporativos no âmbito do Planejamento Estratégico do TRT-MG.

Compõem o Painel de Contribuição da Escola Judicial:

1 - os objetivos

corporativos, presentes no Mapa Estratégico do TRT-MG, que a instituição deseja atingir em cada uma das perspectivas de sua estratégia;

de contribuição, aqueles específicos referentes à contribuição da Escola Judicial à Gestão Estratégica do TRT-MG;

2 - os indicadores, que mensuram o desempenho da Escola Judicial em cada um dos objetivos estratégicos;

3 - as metas, ou níveis de desempenho esperados em cada indicador num determinado período;

4 - os projetos (ou iniciativas), desenvolvidos pela Escola para o alcance do desempenho esperado.

Veja o Painel de Contribuição da Escola Judicial

 

Escola Judicial: objetivos estratégicos e metas institucionais

Dentro do Plano Estratégico Ciclo 2021 - 2026, a Escola Judicial atua para a consecução de alguns objetivos estratégicos afetos ao Tribunal, isto é, como o TRT-MG pode alcançar sua visão de futuro, o de ser reconhecido como instituição de excelência, com celeridade e efetividade na prestação jurisdicional.

No que respeita ao objetivo estratégico de “Fortalecer a comunicação e as parcerias institucionais" (OE1), a Escola Judicial é responsável pela divulgação de Memória Institucional, cabendo-lhe, como metas: a) alcançar 25% do índice de divulgação de memória institucional até junho de 2025; e b) Alcançar 50% do índice de divulgação de memória institucional até dezembro de 2025.

Quanto ao objetivo estratégico de "Promover o trabalho decente e a sustentabilidade" (OE2), a Escola se alia aos Programas Institucionais do Tribunal, bem como aos comitês e subcomitês afetos à acessibilidade, inclusão e sustentabilidade, com o fim de desenvolver ações de formação, capacitação e sensibilização do seu público-interno e da sociedade em geral, de forma a promover ambientes de trabalho seguros e protegidos, a dignificação do trabalhador, a não discriminação de gêneros, raça e diversidade, o combate ao trabalho infantil, bem como a gestão e o uso sustentável, eficiente e eficaz dos recursos sociais, ambientais e econômicos, visando o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas – Agenda 2030.

Para "garantir a efetividade do tratamento das demandas repetitivas" (OE6), a Escola Judicial atua na formação de pessoal qualificado para o tratamento e
solução das demandas judiciais seriadas, visando alcançar maior segurança jurídica, economia processual e racionalidade administrativa na gestão judiciária. Neste sentido, apresenta como meta a capacitação de 25% dos magistrados e servidores do 2º grau de jurisdição e 15% dos magistrados e servidores do 1º grau de jurisdição na trilha de aprendizagem de precedentes obrigatórios disponibilizada em plataforma.

desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos magistrados e servidores”, a Escola Judicial é responsável pela formação de servidores nas áreas de conhecimento vinculadas à atividade-fim do Tribunal, formação de magistrados e formação de formadores.

 

A Escola e as metas dos órgãos superiores do Poder Judiciário

Além dos objetivos estratégicos do TRT-MG, a Escola Judicial também assume o compromisso de atuar para o alcance das metas anuais estabelecidas pelos órgãos superiores do Poder Judiciário, CSJT e CNJ.

Com relação à capacitação e formação profissional, bem como realização de eventos educativo-culturais em 2025, cabe à Escola Judicial o cumprimento de algumas Metas do CNJ, quais sejam, as Meta 3 ("Estimular a conciliação"), Meta 9 ("Estimular a inovação no Poder Judiciário") e Meta 10 ("Promover os direitos da criança e do adolescente").

Secretaria da Escola Judicial escola@trt3.jus.br