Programa Justiça e Cidadania

publicado 03/02/2020 14:05, modificado 14/07/2020 18:13

O "Programa Justiça e Cidadania", promovido pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, por meio do Centro de Memória, é uma ação educativa que visa a estabelecer canais de comunicação entre a instituição e a comunidade. O Programa ocorre no edifício-sede do TRT, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 225, Bairro Funcionários, em Belo Horizonte.

A ação consiste na visita mediada à exposição de longa duração "Trabalho & Cidadania", em que os visitantes têm a oportunidade de conhecer a trajetória e o funcionamento da Justiça do Trabalho e realizar reflexões sobre a história do trabalho no Brasil e sobre a construção da nossa cidadania.

Os estudantes participam também de uma audiência trabalhista simulada, conduzida por um magistrado, em que atuam como reclamante, reclamado, advogados, testemunhas e secretário de audiência. O Centro de Memória fornece às escolas e às faculdades as informações e as peças do processo fictício que será apreciado na audiência simulada, para ser apresentado e discutido em sala de aula, antes da visita.

Além disso, os alunos conhecem o plenário do TRT, onde assistem a parte de uma sessão de julgamento de 2º grau.

O Programa atende escolas da rede pública e privada da capital e do interior de Minas Gerais, abrangendo o ensino fundamental, médio, universitário e supletivo.

As visitas, agendadas previamente, acontecem de segunda a sexta-feira, observando-se a agenda das sessões de julgamento.

Para agendar: memoria@trt3.jus.br

Localização

Exposição Trabalho & Cidadania, saguão do edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho, Avenida Getúlio Vargas, 225, Funcionários, Belo Horizonte, Minas Gerais.

 

Notícias Relacionadas

Mais Notícias

Seção de Documentação, Pesquisa e Memória memoria [arroba] trt3.jus.br