Curso presencial: Roda de Conversa “Diálogos Antirracistas: Arte, Voz e Resistência em Múltiplas Perspectivas”
A Escola Judicial, em parceria com o Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade no âmbito da Justiça do Trabalho, realiza a Roda de Conversa “Diálogos Antirracistas: Arte, Voz e Resistência em Múltiplas Perspectivas”
Formador(es)
Silvana Santos Rocha: Mulher negra. Atua no TRT-MG desde 1988. É formada em Letras Português/Inglês (UFMG), pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (CEPEMG), Revisão de Texto (UNYLEYA). Atualmente participa como poeta em coletâneas nacionais das editoras Mosaico Literário e Arame Farpado.
Rosane Teresinha Carvalho Porto: Mulher negra. Possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Pós-doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professora Permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Integra junto à FAPERGS a Comissão Assessora para Equidade, Diversidade e Inclusão. Pesquisadora Gaúcha-PQG- FAPERGS 2024-2027 (Edital 09/2023).
Marcela Hallack: É graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pós-graduada em Direito Público, em Direito do Trabalho e Administrativo, Oficial de Justiça Federal no TRT 3ª Região. É membro da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas, da Confraria dos Poetas e da Liga de Escritores de Juiz de Fora. Autora do livro Versos de liberdade: um colóquio contemporâneo.
Período de Realização
14.11.2025, das 14h às 16h
Público-alvo
Magistrados, servidores, estagiários e público externo
Vagas
120 para a modalidade presencial e ilimitadas para a modalidade online.
Carga Horária
2 horas
Local
Auditório da Escola Judicial – Rua Guaicurus, 201, Centro, BH –, com transmissão pelo Youtube do TRT MG: www.youtube.com/trtmgoficial
Conteúdo Programático
Promover um espaço de reflexão e diálogo sobre o racismo estrutural e suas manifestações na sociedade e no ambiente de trabalho, utilizando a arte, a voz e o diálogo de resistência como ferramentas para a construção de uma cultura e de um comportamento mais equitativo e antirracista.
Programação:
13h45 – Recepção de boas-vindas e registro de presença
14h – Roda de Conversa “Diálogos Antirracistas: Arte, Voz e Resistência em Múltiplas Perspectivas” com:
16h – Lanche de confraternização e lançamento do livro “Meu lugar no mundo: entre percursos e resistências”, escrito pela debatedora Rosane Teresinha Carvalho Porto, e do livro “Versos de liberdade: um colóquio contemporâneo”, escrito pela debatedora e servidora Marcela Hallack.
Certificação
Serão aprovados e certificados os participantes que obtiverem 100% de frequência.
Não é necessário realizar inscrição prévia. A presença será registrada via QR Code na modalidade presencial e via link a ser divulgado durante a transmissão ao vivo pelo YouTube.