Você está aqui:

"Capacitismo" foi tema do Programa Justiça e Cidadania com alunos da UFMG

publicado: 06/10/2025 às 11h59 | modificado: 06/10/2025 às 11h59

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

O Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) recebeu, em 3 de outubro, cerca de 100 alunos do 9º período de Direito da UFMG, acompanhados pelo professor Victor Hugo Criscuolo Boson, como parte do Programa Justiça e Cidadania/Escola Judicial. A visita incluiu uma exposição histórica sobre trabalho e cidadania e uma audiência simulada, baseada em um caso real envolvendo preconceito no ambiente de trabalho. A atividade foi conduzida pela desembargadora Adriana Goulart de Sena e destacou temas de equidade, raça, gênero e diversidade. A experiência foi elogiada por alunos e professores por proporcionar uma vivência prática e reflexiva sobre o Direito do Trabalho. A programação faz parte de uma série de atividades realizadas ao longo da semana, que também incluiu a visita de alunos do ensino fundamental, como parte das comemorações do mês das crianças.

Saiba mais sobre esta iniciativa

O TRT-MG recebeu, nesta sexta-feira (3/10), cerca de 100 alunos do 9º período do curso de Direito da UFMG, acompanhados pelo professor Victor Hugo Criscuolo Boson. Os alunos participaram do Programa Justiça e Cidadania desenvolvido pelo Centro de Memória/Escola Judicial e, nesta edição, em parceria com o Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade. Inicialmente as turmas fizeram uma visita mediada à Exposição Trabalho e Cidadania, conduzidos por estagiários do Centro de Memória/ Escola Judicial.

Em seguida participaram de uma audiência simulada, cujo processo tratou de provável manifestação de preconceito/capacitismo numa situação de trabalho. O processo fictício foi inspirado no acórdão proferido pela primeira turma do TRT-MG, de relatoria da juíza Adriana Campos de Souza Freire Pimenta, que foi premiado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A audiência foi conduzida pela gestora do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade da Justiça do Trabalho, desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsini. “A atividade mais uma vez foi um sucesso! E demonstra a seriedade desta parceria entre a universidade pública e o TRT-MG”, comemorou a magistrada.

#

Segundo o professor Victor Hugo Boson, “a visitação ao TRT é uma experiência fundamental para o percurso formativo dos nossos alunos. A exposição Trabalho e Cidadania permite uma rica revisita histórica aos fundamentos do direito do trabalho no Brasil e ao lugar dos trabalhadores na construção da cidadania. A audiência simulada, conduzida pela professora e desembargadora Adriana Goulart de Sena, permitiu aos nossos alunos experimentar concretamente a aplicação de questões centrais ao processo e direito trabalhistas”, concluiu.

Para a estudante Maria Aline Silva Bicalho, “a experiência aqui no TRT-MG foi bastante enriquecedora. A gente consegue ver os caminhos que a Justiça do Trabalho já percorreu e quais ainda precisa percorrer. Tenho certeza de que vou levar pra vida os ensinamentos tanto da exposição, quanto da audiência simulada realizada pela doutora Adriana”, elogiou a estudante.

Semana intensa de atividades

Desde o dia 1º de outubro, o Programa Justiça & Cidadania tem recebido estudantes de escolas públicas para uma programação especial do mês dedicado às crianças. Nesta quinta-feira (2/10), o Programa também recebeu a visita de alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen, dando prosseguimento à programação especial em comemoração ao Dia da Criança. Os estudantes fizeram a visita guiada à exposição Trabalho & Cidadania, no saguão do edifício-sede e acompanharam uma audiência simulada.

#

Galeria de fotos - visita de alunos da Escola Estadual Amélia Josefina Keesen (2 de outubro)

Galeria de fotos - visita de alunos do curso de Direito da UFMG (3 de outubro)

Visualizações:

Secretaria da Escola Judicial escola@trt3.jus.br
Pesquisar

Pesquisa de notícias.