Você está aqui: Início / Notícias / Outras / Visita virtual à Exposição Trabalho & Cidadania: lançamento em maio para marcar os 80 anos da Justiça do Trabalho.

Visita virtual à Exposição Trabalho & Cidadania: lançamento em maio para marcar os 80 anos da Justiça do Trabalho.

publicado 30/04/2021 17:35, modificado 22/04/2022 15:03

A Exposição de longa duração “Trabalho & Cidadania”, gerida pelo Centro de Memória da Escola Judicial, passará a contar, a partir de maio de 2021, com uma visita virtual imersiva. A exposição, que retrata a história do trabalho no Brasil de 1500 até os dias atuais, é um espaço fundamental para o desenvolvimento das atividades educativas desenvolvidas pelo Centro de Memória, notadamente o Programa “Justiça e Cidadania”, cujo objetivo é fomentar o diálogo entre a Justiça do Trabalho e as instituições de ensino infantil, fundamental, médio e universitário.

Considerando o grande potencial educativo da exposição, o Centro de Memória - Escola Judicial propôs a virtualização do espaço, com vistas a atingir um maior número de pessoas interessadas. Tal possibilidade se mostrou ainda mais relevante com o advento da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19) e a necessidade de isolamento social como forma de prevenção do espalhamento da doença. A nova realidade que se estabeleceu em 2020 revela que a inserção da tecnologia eletrônica está diretamente relacionada à democratização do acesso a museus e a espaços educativos.

A visita virtual será desenvolvida a partir de fotografias em 360º e permitirá que o visitante tenha uma experiência imersiva em cada um dos ambientes da exposição e possa acessar todo o conteúdo, incluindo fotografias, objetos, mobiliário, áudios, vídeos, pinturas, músicas e poemas.

A virtualização contará com um áudio guia, com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que conduzirá o visitante pelos diferentes espaços, chamando a atenção para a relevância dos eventos ali retratados para o mundo do trabalho no Brasil. O ambiente da Sala das Profissões contará, ainda, com um recurso adicional, lúdico e interativo, em que o visitante poderá ‘vestir’ personagens com roupas e equipamentos típicos de diversas profissões.

A visita virtual à Exposição “Trabalho & Cidadania” será hospedada, juntamente com as visitas a outros 40 museus, exposições e monumentos brasileiros, nas dependências do Internet Data Center (IDC) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A hospedagem em um portal voltado para o ensino e a pesquisa e com amplo acesso possibilitará que a visita atinja um maior público de estudantes e pesquisadores, estendendo significativamente o alcance da exposição e permitindo que ela, agora também de forma remota, permaneça cumprindo seu objetivo.

Acesso à visita.

Visualizações:

Secretaria da Escola Judicial escola [arroba] trt3.jus.br
Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /