Você está aqui:

TRT-MG celebra o Mês das Crianças com edição especial do Programa Justiça e Cidadania

publicado: 13/10/2025 às 12h04 | modificado: 13/10/2025 às 12h04

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Em celebração ao Mês das Crianças, o TRT-MG promove edições especiais do Programa Justiça e Cidadania. Entre segunda-feira (6/10) e sexta-feira (10/10), mais de 100 estudantes da rede pública participaram das atividades realizadas no edifício-sede do Tribunal. A iniciativa é do Centro de Memória/Escola Judicial, em parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.

Na tarde desta sexta-feira (10/10), os alunos da Escola municipal Professora Maria Mazarello realizaram uma visita mediada à exposição “Trabalho & Cidadania’’, onde foram divididos em grupos para analisar fotografias sobre diferentes relações de trabalho no Brasil. Em seguida participaram de um jogo da memória, identificando imagens semelhantes em diferentes contextos históricos, por exemplo, salas de aula do passado e do presente.Alunos da Escola Municipal Maria Mazarello em visita ao Programa Justiça e Cidadania

Os estudantes também receberam a cartilha “As Aventuras da Super Respeito”, desenvolvida por alunos do Programa de Extensão (Recaj), da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  A obra utiliza da linguagem de quadrinhos para tratar de temas como diversidade, cidadania e formas de violência enfrentadas no cotidiano infantil.  Nas narrativas, a personagem "Super Respeito" deixa o mundo dos quadrinhos para enfrentar questões reais. "Cada história é centrada em uma criança e em um tipo específico de violência que ela sofre”, explicou Renata de Oliveira Barbosa, uma das criadoras da obra. A programação incluiu ainda uma audiência simulada, conduzida pelo juiz titular da 12ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte e gestor de Primeiro Grau do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, Marcelo Oliveira da Silva, onde os alunos assumiram os papéis de advogados, reclamantes, testemunhas e prepostos sobre um caso fictício. Além dos estudantes,  jovens aprendizes contratados por meio de parcerias entre o Tribunal, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e as entidades Rede Cidadã e Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte (Assprom) também participaram da atividade.

Para a professora Flávia Perdigão, a experiência é extremamente enriquecedora para os alunos. “Ficamos muito felizes de estar aqui trabalhando nesse tema que é tão importante; o combate ao trabalho infantil. Acho que foi muito proveitoso para os alunos, que poderão levar isso para os outros colegas na escola, ajudando nesta causa tão importante para a nossa sociedade”. Os alunos Arthur Oliveira de Assis e Ana Gabriela Mendes também compartilharam suas impressões, afirmando que ficaram felizes com a visita e que aproveitaram as atividades realizadas.

Estudantes da Escola Municipal Maria Mazarello, de Belo Horizonte, visitam o Programa Justiça e Cidadania

Programação da Semana

Na segunda-feira (06/10), os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Sagrada Família II visitaram a exposição “Trabalho & Cidadania”, participaram das dinâmicas em grupo e encerraram com audiência simulada conduzida pela juíza titular da 28ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, Cristiana Soares Campos.

Na terça-feira (07/10), foi a vez dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Francisca Malheiros, participarem de atividades semelhantes, incluindo visita mediada à exposição e audiência simulada realizada pelo juiz titular da 48ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, Marco Tulio Machado Santos.

Já na quarta-feira (08/10), o Tribunal recebeu os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Gabriel de Oliveira, que participaram da visita mediada, das dinâmicas em grupo e de uma audiência simulada feita pela desembargadora Maria Raquel Ferraz Zagari, gestora regional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

Veja galeria de fotos

Visualizações:

Secretaria da Escola Judicial escola@trt3.jus.br
Pesquisar

Pesquisa de notícias.