Curso a distância: Programa de Desenvolvimento Gerencial – Comunidade Virtual - Turma 2/2020
Competência |
Comportamentos de evidência do gestor |
Liderança e Gestão de Equipes |
Delega adequadamente as tarefas entre os integrantes da equipe, de acordo com as capacidades e aptidões de cada um |
Identifica as dificuldades e as potencialidades de cada integrante da equipe, orientando a equipe quanto aos padrões de desempenho esperados para a realização das atividades |
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Fomenta ações que promovam a integração, a qualidade de vida e o bom relacionamento entre os integrantes da equipe |
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Estabelece, em conjunto com a equipe, os objetivos e metas a serem cumpridos e os prazos adequados para alcançá-los |
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Gestão administrativa |
Comportamentos de evidência do gestor |
Demonstra conhecimento técnico capaz de lhe garantir as condições necessárias para coordenar as atividades de sua Unidade. |
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Demonstra capacidade de distribuir adequadamente as atividades para sua equipe, orientando os executores no sentido de cumpri-las da melhor maneira, com menor esforço e tempo. |
Período de Realização
de 01 a 29/10/2020.
Público-alvo
Gestores, prioritariamente, nessa segunda turma, aqueles lotados em unidades administrativas e que tenham escolhido participar do Workshop de Desenvolvimento Gerencial em seu PDI.
Critérios de Seleção
Gestores, prioritariamente, nessa segunda turma, aqueles lotados em unidades administrativas e que tenham escolhido participar do Workshop de Desenvolvimento Gerencial em seu PDI.
Vagas
40
Carga Horária
20 horas-aula.
Critérios de Aprovação
nota igual ou superior a 75%.
Local
Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.
Conteúdo Programático
Unidade I: Competência Liderança e Gestão de Equipes
- Formadora: Kamila Pagel de Oliveira
- Exposição 1 por vídeo: Atribuições e papéis do líder/gestor na condução de equipes em tempos atuais.
Carga horária: 1h/a - 1º Fórum de discussão no moodle: reflexões acerca da exposição 1.
O fórum estará disponível ao aluno por um período de uma semana. - 2º Fórum de discussão no moodle: Descrição / proposta da dinâmica: Esta dinâmica consiste em 3 etapas, cuja abordagem será discussão entre os participantes a respeito dos textos disponibilizados pela formadora, sobre o tema Liderança e Gestão de Equipes.
1ª Etapa–Leitura dos textos.
2ª Etapa- Participar do fórum de debates 2.1 – Após a leitura dos textos, o aluno deverá participar do fórum proposto.
3ª Etapa: -Reflexões e análise dos textos.
O fórum estará disponível ao aluno por um período de uma semana.
Unidade II: Competência Gestão Administrativa
- Formadora: Luciana Silva Custódio
- Exposição 2 por vídeo: Gerenciamento da Rotina de trabalho: Organização dos processos de trabalho da unidade e priorização adequada de demandas.
Carga horária: 1h/a - 3º Fórum de discussão no moodle: reflexões acerca da exposição 2.
O fórum estará disponível ao aluno por um período de uma semana. - 4º Fórum de discussão no moodle: * “Rede Colaborativa– Boas Referências”:
Descrição / proposta da dinâmica: Esta dinâmica consiste em 3 etapas, cuja abordagem será discussão entre os participantes a respeito das práticas apresentadas.
1ª Etapa– Os participantes serão orientados a trazerem para o ambiente virtual alguma prática de gestão já implementada em sua unidade de trabalho que permitiu uma maior eficiência operacional/administrativa ou que tenha alcançado um resultado satisfatório com a sua implementação
2ª Etapa- Leitura das práticas apresentadas pelos demais participantes.
3ª Etapa- Reflexões e análise das práticas- Adicionar reflexões sobre sua experiência, estabelecendo ligações relevantes sobre qualquer uma das práticas que possam contribuir para seu desenvolvimento pessoal/profissional
O fórum estará disponível ao aluno por um período de uma semana.
Formadoras/Tutoras:
Prof. KAMILA PAGEL DE OLIVEIRA
- Doutora e Mestre em Administração pela UFMG. Graduada em Administração Pública pela Fundação Joao Pinheiro (2006). É especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) de Minas Gerais. Foi subcoordenadora e coordenadora do curso de Administração em Administração Pública da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Atualmente é assessora em projetos de desenvolvimento de pessoas da FJP, coordenando o programa de formação em Gestão de Pessoas e participando da equipe de coordenação do Programa de Formação de Lideranças de Minas Gerais.
Prof. LUCIANA SILVA CUSTÓDIO
- Doutora em Administração de Empresas, área de pesquisa: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho;
- Mestre em Administração Pública / Gestão da Informação;
- Especialista em Gestão de Recursos Humanos;
- Graduação em Administração Pública (FJP);
- Graduação em Psicologia (PUC MG – incompleto)
- Professora da Fundação João Pinheiro;
- Professora da PUC Minas;
- Coordenadora do Programa Transforma Minas – atração, seleção, desenvolvimento e desempenho de lideranças para o setor público;
- Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – Governo do Estado de Minas Gerais
(Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/802200663119412).
Inscrições
Período de inscrições: Até 18/09/2020 00h00
Divulgação da lista de selecionados:
dia 22/09/2020, na página da Escola Judicial e por e-mail encaminhado aos inscritos.
Certificação
sim (apenas para os aprovados – emissão online no ambiente virtual Moodle)
Selecionados
Lista de SelecionadosA Escola Judicial informa:
Não será possível o cancelamento da inscrição após o início do curso.
Obs: Tendo em vista as medidas de isolamento social adotadas pelas autoridades de saúde em decorrência da pandemia do coronavírus (Covid-19) fez-se necessário a suspensão das turmas do Workshop de Desenvolvimento Gerencial anteriormente previstas para acontecerem nos meses de maio, junho e agosto, razão pela qual propõe-se essa nova ação desenvolvimento, na modalidade a distância.
Não poderão participar os servidores que, no período do curso, estiverem em gozo de férias, ou usufruindo licenças nas hipóteses previstas no artigo 6º, §2ºda Resolução nº 159/2015 do CSJT.