Você está aqui: Início / Cursos / Avisos de Curso / Formação Administrativa dos Servidores / 2021 / Curso Tesouro Gerencial Específico para Tribunais

Curso a distância: Curso Tesouro Gerencial Específico para Tribunais

publicado 05/10/2021 18:30, modificado 18/01/2022 11:03

Formador(es)

Bruno Henrique Nunes Pedrozo - servidor do TRT10ª Região

Período de Realização

18 a 28/10/2021 , de 08:30 às 12:55

Público-alvo

Servidores que atuam nas áreas de planejamento, orçamento, execução orçamentária, financeira, contábil e patrimonial e nas Secretarias de Controle Interno do Poder Judiciário do TRT3º Região

Critérios de Seleção

Servidores indicados pela DOF

Vagas

15

Carga Horária

40 horas

Critérios de Aprovação

Não haverá avaliação direta da aprendizagem, sendo considera a frequência, que deverá ser igual ou superior a 75% (verificado com logs de acesso ao curso a cada aula)

Local

Zoom/Moodle

Conteúdo Programático

MÓDULO I: Consulta de saldo – Itens de Informação - (Carga: 8 horas)

1. Construção de “Novo Relatório” com o atributo “item de informação” e “métrica”: dotação; provisão; destaque.  2. Construção de “Novo Relatório” com o atributo “item de informação” e “métrica”: empenhado, liquidado, pago. 3. Construção de “Novo Relatório” com o atributo “item de informação” e “métrica”: restos a pagar processado e não processados. 4. Construção de “Novo Relatório” com o atributo “item de informação” e “métrica”: Receitas por tipo de arrecadação; Receitas arrecadadas por GRU. 

MÓDULO II: Consultas a Documentos Contábeis e Consultas de Extratos de Contas Contábeis ou item de Informação por documentos - (Carga: 4 horas)

1. Documentos do SIAFI: Nota de Empenho (NE), Nota de Crédito (NC), Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB), Nota de Lançamento (NL), entre outros. 2. Extratos de Contas Contábeis ou item de Informação por documentos.

MÓDULO III: Consulta – Diárias, Compras e Suprimento de Fundos - (Carga: 4 hora)

1. Diárias pagas pelos Tribunais.  Detalhamento: número de processo; data de pagamento; nome do servidor; valor total das diárias; descrição da viagem. 2. Compras realizadas pelos Tribunais. Detalhamento: número de processo; data de aquisição; fornecedor; descrição do bem adquirido; preço unitário; valor total da aquisição. 3. Suprimento de Fundos, contas bancárias tipo b e cartões e pagamento do governo federal. Concessão de suprimento de fundos; Utilização de suprimento de fundos; e Classificação dos gastos com suprimento de fundos.

MÓDULO IV: Consulta de saldo – Justiça em Números “Resolução CNJ nº 76/2009” - (Carga: 6 horas)

1. Utilização de “novas métricas”. 2. Utilização de “Grupos Personalizados”. 3. Indicadores: DBen – Despesas com Benefícios; DBen – Despesas com Benefícios; DTer – Despesas com Terceirizados; DEst – Despesas com Estagiários; Dip – Outras Despesas Indenizatórias e Indiretas com Recursos Humanos; DPE – Despesa com Pessoal e Encargos; DServ – Despesa com Recursos Humanos de Servidores; DRH – Despesas com Recursos Humanos; DInf – Despesa com Tecnologia de Informação e Comunicação; ODC – Outras Despesas Correntes; Dk – Despesa de Capital; ODCK – Outras Despesas correntes e de capital; ODP – Orçamento para Despesas de Pessoal e Encargos; OOC – Orçamento para Outras Despesas Correntes; OK – Orçamento para Despesas de Capital.

MÓDULO V: Consulta de saldo – Resolução 102/2009 – Publicação de informações alusivas à gestão orçamentária e financeira - (Carga: 6 horas)

1. Utilização de “novas métricas”. 2. Utilização de “Grupos Personalizados”. 3. Anexo I - DESPESAS, REPASSES E RECEITAS. 4. Anexo II - DOTAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA.

MÓDULO VI: Consulta de saldo – Resolução CNJ 195/2014 – Distribuição de Orçamento nos Órgãos de primeiro e segundo graus - (Carga: 4 horas)

1. Utilização de “novas métricas”. 2. Utilização de “Grupos Personalizados”. 3.  QUADRO DE DETALHAMENTO DA DESPESA POR GRAU DE JURISDIÇÃO – PLOA; QUADRO DE DETALHAMENTO DA DESPESA POR GRAU DE JURISDIÇÃO – LOA; e QUADRO DE DETALHAMENTO DA DESPESA POR GRAU DE JURISDIÇÃO – Execução LOA.

MÓDULO VII: Relatório de Gestão Fiscal - (Carga: 8 horas)

 1. Relatório de Gestão Fiscal. 1.1. Demonstrativos para órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público: Demonstrativo da Despesa com Pessoal (1º, 2º e 3º quadrimestres); Demonstrativo da Disponibilidade de Caixa (3º quadrimestre); Demonstrativo dos Restos a Pagar (3º quadrimestre); Demonstrativo Simplificado do Relatório de Gestão Fiscal (3º quadrimestre).

Inscrições

Formulário de inscrição

Período de inscrições: 05/10/2021 00h00 até 13/10/2021 00h00

Divulgação da lista de selecionados:
Dia 14/10/2021, na página da Escola Judicial e por e-mail encaminhado aos inscritos.

Certificação

Sim, apenas para os aprovados

A Escola Judicial Informa:

 

Não poderão participar os servidores que, no período do curso, estiverem em gozo de férias, ou usufruindo licenças nas hipóteses previstas no artigo 6º, §2ºda Resolução nº 159/2015 do CSJT.

 

Não será possível o cancelamento da inscrição após o início do curso.

 

Seção de Formação Administrativa dos Servidores formad [arroba] trt3.jus.br
Cursos por Ano

2022

2021

2020

2019