Curso a distância: Folha de Pagamento- SIAFI
Formador(es)
Bruno Henrique Nunes Pedrozo
Minicurrículo: Contador pela Universidade de Brasília – UnB (2008). Pós-Graduado
em Gestão em Controladoria Governamental (2013). Analista Judiciário –
Especialidade: Contabilidade, lotado na Secretaria de Orçamento e Finanças do TRT
10a. Secretário de Orçamento e Finanças – Substituto. Chefe do Núcleo de Gestão
das Informações Contábeis - NUGIC. Contador Responsável pelo TRT10.Ministra
treinamentos de: Tesouro Gerencial, Siafi Operacional, Execução Orçamentária,
Financeira e Contábil, Suprimento de Fundos, Folha de Pagamento aplicada ao SIAFI,
Mensuração de Ativos Imobilizados (Reavaliação, Redução a Valor Recuperável,
Depreciação, Amortização e Exaustão), Conformidade Contábil aplicada ao SIAFI. Já
atuou como instrutor em diversos órgãos: Agência Nacional de Telecomunicações -
ANATEL, Colégio Pedro II, Impressa Nacional, Instituto de Pesquisas Econômicas
Aplicadas – IPEA, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Ministério
da Infraestrutura, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério do
Desenvolvimento Agrário, Ministério do Esporte, Presidência da República – PR,
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, Instituto Nacional da Amazônia
– INPA, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF, Procuradoria Regional do
Trabalho – GO, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Tribunal Regional
do Trabalho da 1a Região, Tribunal Regional do Trabalho da 3a Região, Tribunal
Regional do Trabalho da 6a Região, Tribunal Regional do Trabalho da 7a Região,
Tribunal Regional do Trabalho da 10a Região, Tribunal Regional do Trabalho da 11a
Região, Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região, Tribunal Regional do Trabalho
da 18a Região, Tribunal Regional do Trabalho da 19a Região, Tribunal Regional do
Trabalho da 20a Região, Tribunal Regional do Trabalho da 21a Região, Tribunal
Regional do Trabalho da 22a Região, Tribunal Regional do Trabalho da 23a Região,
Tribunal Regional Eleitoral/AL, Tribunal Regional Eleitoral/AM, Tribunal Regional
Eleitoral/RN, Tribunal Regional Eleitoral/RR, Tribunal Regional Eleitoral/SP, Tribunal
Superior Eleitoral – TSE, Tribunal Regional Federal 1a Região/RR, Tribunal Regional
Federal 5a Região/CE, Tribunal Regional Federal 5a Região/PE.
Período de Realização
01, 02, 06, 07, 08, 09 e 13/06/2022 (das 8h30 às 12h30)
Público-alvo
Servidores da Diretoria de Orçamento e Finanças e das suas Secretarias vinculadas
Critérios de Seleção
Servidores indicados da Diretoria de Orçamento e Finanças e das suas Secretarias vinculadas, por requerimento próprio.
Vagas
15
Carga Horária
28 horas
Critérios de Aprovação
Frequência e nota igual ou superior a 75%.
Local
Ambiente virtual ZOOM da Escola Judicial
Conteúdo Programático
Módulo I: Conceitos e Normas Aplicáveis à Folha, apresentação dos Tipos de Documentos, CPR básico, Principais Situações Contábeis de Folha de Pagamento, Principais Naturezas de Despesa de Folha de Pagamento e Tópicos sobre DDP.
Módulo II: Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de Despesas (ABA DE PRINCIPAL COM ORÇAMENTO; ABA DE PRINCIPAL SEM ORÇAMENTO; ABA DE DESPESA A ANULAR), Desconto (ABA DE DEDUÇÃO), Pagamento (ABA DE DADOS DE PAGAMENTO). Apresentar a Necessidade de emissão OB de Folha e de OB do tipo Banco com Lista de Credores. Apresentar as informações da Tela de Resumo para a programação Financeira e Efetuar o pagamento.
Módulo III: Modalidades de Pagamento – Ordens Bancárias 1. Documentos de pagamento. 2. Apresentação das principais características de Ordens Bancárias (OBC- Crédito, OBP-Pagamento, OBB-Banco, OBD-Fatura, OBK-Cambio, OBR-Reserva, OBF- Folha, OBJ-Judicial, OBH-Processo Judicial). Relacionamento das movimentações com o Sistema Financeiro. Prazos de pagamento; Horários de emissão. 3. Formas de preenchimento no CPR das principais ordens bancárias. 4. Estudo de casos práticos, com enfoque na rotina da OB Fatura. 5. Roteiro para emissão da OBD-Fatura, OBB-Banco com lista de credores, OBCCrédito. 6. Atualização da rotina de OB (alteração de rotina em 2017 e em 2019). 8 Exercícios de Fixação.
Módulo IV: Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de Encargos (ABA DE ENCARGO), Compensações (ABA DE COMPENSAÇÃO), Créditos (ABA DE CRÉDITOS).
Módulo V: Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de Outros Lançamentos (ABA DE OUTROS LANÇAMENTOS), inclusive 13o salários e Férias sobre a nova sistemática implantada em 2018. Demonstrar como reclassificar as despesas executadas na Folha e como estornar os valores Recebidos relativos a pessoal - Documento “DD” e Demonstrar as Ferramentas como regularizar Ordens bancárias canceladas, Documento de “DT” e “DB”.
Inscrições
Período de inscrições: 02/05/2022 00h00 até 20/05/2022 00h00
Divulgação da lista de selecionados:
dia 23/05/2022, na página da Escola Judicial e por e-mail encaminhado aos inscritos.
Certificação
Não haverá certificação pelo Moodle. O relatório de aprovados do SIGEP será enviado para SUBAQ para fins de análise de Adicional de Qualificação
Selecionados
Lista de SelecionadosA Escola Judicial informa:
“Art. 79. O inscrito para participar de evento interno poderá desistir de sua participação, mediante justificativa expressa, em até 5 (cinco) dias da data marcada para realização (art. 63 da Resolução GP nº 82, de 6 de outubro de 2017)”.
O pedido de cancelamento de sua inscrição deverá ser feito por meio do envio de e-mail para formad@trt3.jus.br com a maior antecedência possível.
Não será possível o cancelamento da inscrição após o início do curso.