Você está aqui: Início / Cursos / Avisos de Curso / Formação Administrativa dos Servidores / 2022 / Programa de Desenvolvimento Gerencial - Formação de Novos Líderes - Turma 1/ 2022

Curso a distância: Programa de Desenvolvimento Gerencial - Formação de Novos Líderes - Turma 1/ 2022

publicado 20/01/2022 14:28, modificado 16/08/2022 09:58

Uma nova proposta que se apresenta, a partir de 2022, é a inclusão de um curso introdutório para novos gestores, denominado “PDG - Formação de Novos Líderes”, ou seja, um curso voltado àqueles servidores que ainda não exerceram qualquer cargo de gestão no Tribunal ou que o exercem há menos de um ano, com ênfase na abordagem das competências gerenciais gerais, como um todo.

Ademais, o curso visa a atender ao disposto na Lei 11.416/2006, art. 5o, §4o: “Os servidores designados para o exercício de função comissionada de natureza gerencial que não tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão deverão fazê-lo no prazo de até um ano da publicação do ato, a fim de obterem a certificação”.

Para a maioria das pessoas, o trabalho é um importante componente da vida, não apenas no sentido material (salário, benefícios), como também com relação ao desempenho das atividades e para o contato social. Sabe-se que o cotidiano do trabalho exerce uma influência considerável na vida e nas emoções das pessoas. Por exemplo, a realização de um projeto de trabalho importante resulta em sentimentos positivos, assim como um conflito com o gestor ou algum colega pode acarretar sentimentos de preocupação. 

Alguns fatores são fundamentais para a realização satisfatória do trabalho: o ambiente, a cultura, o relacionamento, saber como as pessoas se sentem com relação às suas tarefas, enfim, uma visão mais global do trabalhador e da organização. É preciso gerenciar e liderar a partir de uma melhor compreensão das relações interpessoais no trabalho, da organização de trabalho e da cultura organizacional nas quais estamos inseridos.

 

Formador(es)

Curso introdutório autoinstrucional.

Período de Realização

16/02 a 20/04/2022

Público-alvo

Servidores que exercem atividades de natureza gerencial nos termos da Lei no 11.416/2006, ou seja, aquelas em que haja vínculo de subordinação e poder de decisão. O curso é direcionado, ainda, especificamente àqueles servidores novos gestores, que exercem há menos de um ano a função gerencial em qualquer cargo de gestão no Tribunal.

Critérios de Seleção

Ordem de inscrição, com prioridade para aqueles que escolheram participar da ação em seu PDI.

Vagas

30

Carga Horária

35 horas

Critérios de Aprovação

Nota igual ou superior a 75%

Local

Ambiente virtual de aprendizagem Moodle

Conteúdo Programático

● Visão Sistêmica e cultura organizacional;

● Liderança: principais abordagens e estilos;

● Equipes de trabalho e Gestão do Desempenho;

● Comunicação não-violenta e Inteligência Emocional no exercício da

liderança.

 

Inscrições

Formulário de inscrição

Período de inscrições: 20/01/2022 00h00 até 09/02/2022 00h00

Divulgação da lista de selecionados:
Dia 11/02/2022, na página da Escola Judicial e por e-mail encaminhado aos inscritos

Certificação

Sim (apenas para os aprovados – emissão online no ambiente virtual Moodle)

Selecionados

Lista de Selecionados
  1. A Escola Judicial informa: Não será possível o cancelamento da inscrição após o início do curso.

Seção de Formação Administrativa dos Servidores formad [arroba] trt3.jus.br
Cursos por Ano

2022

2021

2020

2019