Curso a distância: A Escola Judicial divulga a lista de novos cursos MOOC, área administrativa, para servidores, estagiários e terceirizados!
A Escola Judicial, através da Seção de Formação Administrativa, divulga os novos cursos MOOC para o segundo semestre de 2025.
MOOC é uma sigla em inglês para Massive Open On-line Course (Cursos Abertos e Massivos Virtuais) com raízes na Educação a Distância (EaD).
São cursos sem limite de alunos, gratuitos, com inscrição livre e realizados de forma virtual, disponibilizados a magistrados, servidores, estagiários e terceirizados do TRT-MG que queiram aprimorar seus conhecimentos sobre um tema específico.
Os cursos abaixo possuem essencialmente temática administrativa, gerencial, humanista e ética, e não se confundem com os cursos exclusivos da área jurídica. Mas eles podem e devem ser realizados por também por servidores de Varas, Foros, Gabinetes, Turmas e Seções Especializadas, por trazerem também conteúdos interdisciplinares que aumentarão o leque de repertório e conhecimentos aplicáveis aos desafios da atividade-fim e do próprio relacionamento interpessoal no local de trabalho.
Por serem autoinstrucionais e de curta duração, não exigindo pré-requisitos para a sua realização, os cursos MOOC podem ser realizados entre a data de inscrição e o dia 28 de novembro de 2025.
Participe!
Escolha o curso a partir da lista abaixo e clique no endereço respectivo para ter acesso.
Se você ainda não possui cadastro no Moodle, preencha o formulário para cadastro.
Itinerário Formativo para Estagiários do TRT3: Desenvolvimento Integral em Assuntos não Jurídicos (exclusivo para estagiários)
MOOC - Minorias sociais e Cidadania no Atendimento Público - 2025
Responsabilidade Social
MOOC - Letramento Racial - 2025
MOOC - Linguagem Simples aplicada à Justiça do Trabalho - 2025
MOOC - Mulher Negra: Desafios e Boas Práticas - 2025
Formador(es)
Autoinstrucional
Período de Realização
De 01/09 a 28/11/2025 às 23h59
Público-alvo
Servidores, servidoras, estagiários, estagiárias, empregados e empregadas terceirizados do TRT3
Vagas
Ilimitadas
Critérios de Aprovação
Nota igual ou superior a 75%
Local
Ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Inscrições
Período de inscrições: 01/09/2025 08h00 até 28/11/2025 23h55
Certificação
Sim (apenas para os aprovados – emissão online no ambiente virtual Moodle)
A Escola Judicial informa:
A conclusão do curso depende dentre outras atividades e condições obrigatórias, ser aprovado na avaliação de aprendizagem, responder à avaliação de reação, responder à lista de concluintes e emitir certificado.
Emissão do certificado: cabe ao interessado aprovado emitir o certificado diretamente no ambiente virtual Moodle até o dia 28/11/2025.
ATENÇÃO: Os cursos MOOC NÃO SÃO AVERBADOS pela Secretaria da Escola Judicial.
Para fins de adicional de qualificação (AQ), os cursos MOOC são tratados como cursos externos, devendo o aluno aprovado enviar o certificado via PROAD para Subseção de Adicional de Qualificação (SUBAQ), órgão da Secretaria de Desenvolvimento de Pessoas (SEDP), assim que finalizar a atividade formativa.
Para mais informações sobre o Adicional de Qualificação, acesse a página da Secretaria de Desenvolvimento de Pessoas/Adicional de Qualificação.