Histórico
O periódico Revista do Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região surgiu em 1965, junto à Seção de Revista, no interior de um dos mais antigos Tribunais Regionais do Trabalho do país, sendo posteriormente incorporado pela também vetusta Escola Judicial trabalhista do Brasil - a do TRT da 3ª Região (em Minas Gerais).
De modo a guardar indissociável e importante relação com a evolução do direito laboral, a obra passou por uma multiplicidade de fases editoriais ao longo de sua existência, constituindo importante fonte de pesquisa histórico-bibliográfica quanto à evolução e ao desenvolvimento das relações trabalhistas no Brasil.
Até 19 de dezembro de 2001, havia uma assessoria específica no TRT mineiro cuja competência era, exclusivamente, a de produzir o citado periódico semestral. A partir da aludida data, por força da Resolução Administrativa nº 173/2001, que aprovou o Ato Regimental TP nº 7/2001, que dispunha sobre o então Regulamento da Escola Judicial deste Regional, a Assessoria da Revista foi extinta para a criação da Seção de Revista vinculada à Escola Judicial, o que persiste até hoje, na forma do Regulamento da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (Resolução Administrativa nº 176/2014).
Nas palavras de Luiz Philippe Vieira Mello Filho, Diretor da Escola Judicial à época:
“O ponto mais importante, porém, quando se retoma a ideia de uma revista que se faz junto com uma escola ou de uma escola que congrega e que organiza os meios de edição de uma revista, é a possibilidade ampliadora do exercício da crítica e da construção de caminhos sólidos para a descoberta do direito e das etapas que se abrem para o conhecimento de sua dinâmica” (MELLO FILHO, Luiz Philippe Vieira. Apresentação da Revista do Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região, volume 34, n. 64, p. 7, jul./dez. 2001).
Assim, administrativamente, o órgão reveste-se no formato de seção da Secretaria da Escola Judicial, vinculada à 1ª Vice-Presidência, desde 20 de dezembro de 2001.