Maio Laranja: Programa de Combate ao Trabalho Infantil promove curso nesta quarta (15)
“Enfrentamento ao abuso e exploração de crianças” é o tema do curso que o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, em parceria com a Escola Judicial (Ejud) do TRT-MG, promove nesta quarta-feira (15/5), no auditório da Ejud (Rua Guaicurus, 201 – Centro – BH), de 14h às 17h. A atividade marca o Maio Laranja. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal oficial do TRT-MG no Youtube.
Participam do curso como palestrantes Luciana de Toledo Temer, doutora em Direito Constitucional e presidente do Instituto Liberta de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, e a delegada Erika Karoline de Castro Sabino de Oliveira, que atua no Grupo Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos Praticados contra Crianças e Adolescentes da Superintendência Regional da Polícia Federal do Distrito Federal (SRPF-DF).
Maio Laranja
O Maio Laranja foi criado depois que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/5) foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000, alusivo à morte da menina brasileira Araceli Cabrera Sánchez Crespo, violentada e morta aos 8 anos de idade em Vitória (ES), em 1973. O intuito é informar, sensibilizar e combater essa forma de violência.
Denúncias - Disque 100
Qualquer pessoa que testemunhar, souber ou suspeitar que criança ou adolescente seja vítima de abuso, violência ou negligência pode denunciar de forma identificada ou anônima através do Disque 100 - Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.