Você está aqui:

Principal

Banner coLABore: à esquerda, o nome coLABore está escrito, com "lab" em caixa alta e demais letras minúsculas, e sobre o nome está a marca visual, formada por três letras "C" sobrepostas da esquerda para a direita nas cores azul, verde e amarelo; há uma barra vertical no centro da imagem e à direita está escrito "Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRT-MG"


Nosso propósito

Nós do coLABore fomentamos a inovação no sistema de justiça trabalhista mineiro, segundo boas práticas no serviço público, para melhorar a experiência de usuários e trabalhadores da instituição. Oferecemos um espaço colaborativo que estimule comportamentos inovadores e sustentáveis, para que pessoas identifiquem problemas e encontrem soluções através da geração de ideias e da visualização de novas possibilidades.

O coLABore foi instituído pela Resolução GP n. 216/2021.

Os laboratoristas designados para atuar no laboratório de inovação estão indicados na Portaria GP n. 182/2024. Acesse o currículo de cada um deles.

Para saber mais sobre como atuamos, assista ao episódio "O que é um laboratório de inovação?", no canal do TRT-MG no YouTube.

 


Nossos objetivos

-

-

-

-


Promover oportunidades acessíveis de uso de ferramentas de inovação


Manter escuta ativa das necessidades das pessoas que atuam no TRT-MG como principal motor de iniciativas e projetos


Gerar multiplicadores da inovação no TRT-MG para a mudança de cultura

Estabelecer parcerias com instituições e outros laboratórios de inovação para o desenvolvimento de atividades conjuntas


Carta de serviços

Atendimento a demandas de inovação

Disseminação da cultura de inovação

Oficinas de inovação presenciais

Mini oficinas on-line

Consultas focadas para oficinas de imersão e ideação com geração de portfólio de soluções

Série de podcast "coLABore na escuta"

Propostas de capacitação

Nossos projetos e iniciativas

Desenvolver projetos de inovação é uma das atribuições do coLABore previstas na Resolução GP 216/2021.

Tais projetos devem ser orientados pelos princípios da gestão de inovação no Poder Judiciário, com destaque para o foco no usuário, no sentido da construção de solução de problemas a partir da escuta e da participação do usuário.  

A visão multidisciplinar, com ampla participação de magistrados e servidores, bem como de atores externos ao Poder Judiciário, também deve nortear os projetos de inovação.

O alinhamento dos projetos de inovação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 é mais um dos elementos a considerar.

A atuação fundamental do laboratório de inovação em projetos reside na fase de definição dos problemas, imersão nas experiências dos usuários, ideação e prototipação para teste das soluções possíveis, a partir da abordagem Design Thinking.

Conheça os projetos e iniciativas desenvolvidos com a participação do laboratório:


Saiba mais

Divisão de Planejamento e Inovação gestaoestrategica [arroba] trt3.jus.br