
Alcance - Acessibilidade e Linguagem Simples
O projeto, que está sendo desenvolvido em parceria com o TJMG, consiste na elaboração de um material com orientações claras e design intuitivo sobre como produzir documentos com acessibilidade. Fará parte do projeto, a realização de uma oficina com a participação de pessoas com deficiência, que possam trazer suas percepções sobre o atual cenário dos documentos que lida no seu dia a dia de trabalho e observações que possam orientar o restante da equipe na construção da solução. Saiba mais sobre o Alcance - Acessibilidade e Linguagem Simples.
AMIN
O projeto Auxiliar de Minutas de Sentença (AMIN) consiste em uma ferramenta integrada ao ambiente Google que tem o objetivo de auxiliar magistrados (primeiro e segundo graus) e seus assistentes no processo de elaboração de minutas de sentenças/votos. A ferramenta possui a funcionalidade de armazenar modelos de documentos em pastas que podem ser compartilhadas ou não pelo usuário. A ferramenta funciona como uma extensão do navegador Google Chrome e está em fase de construção, já possuindo funcionalidades básicas, não incluindo o uso de Inteligência Artificial. Saiba mais sobre o projeto AMIN
Direito ao Ponto
O Projeto partiu da necessidade de promover o uso da linguagem simples por parte de magistrados e servidores da área fim e foi desenvolvido em parceria com o laboratório de inovação do TRT4 (Rio Grande do Sul). Após algumas oficinas realizadas, como resultado do projeto, foi possível elaborar minutas em linguagem simples dos principais documentos produzidos pela justiça trabalhistas e que são direcionados ao jurisdicionado, são eles: Citação para pagar, Intimação de audiência virtual UNA de rito sumaríssimo e mandado penhora e avaliação. Os modelos estão disponíveis para utilização pelas Varas do Trabalho no PJe.
Litigância Responsável
A Justiça do Trabalho enfrenta um aumento expressivo de casos de litigância abusiva nas suas diversas formas (dificultar a defesa da parte contrária, propor ações com a narrativa de casos sabidamente inverídicos, entre outros), o que acaba por assoberbar o Poder Judiciário. Esse cenário afeta diretamente a agilidade dos processos, a eficiência administrativa e o uso inteligente de recursos públicos. Hoje, faltam mecanismos para impedir ou diminuir a ocorrência de tais casos de forma efetiva. Com este projeto, queremos entender a fundo a situação atual, mapear os principais desafios e criar soluções inovadoras que ajudem a colocar em prática as diretrizes da Recomendação CNJ nº 159/2024. Saiba mais sobre a Litigância Responsável.
Olimpíada de Linguagem Simples
A Olimpíada de Linguagem Simples foi um evento realizado em duas etapas, sendo a primeira o pré-olímpico, uma etapa de capacitação dos participantes em linguagem simples, e a segunda, o evento propriamente dito. A Olimpíada ocorreu em novembro de 2024 em uma realização feita em conjunto pelo TRT3 e o TJMG. O evento, similar à Olimpíada propriamente dita, consistiu em uma competição entre equipes compostas por magistrados, servidores, estagiários, professores e estudantes de direito, que foram divididos em modalidades de competição: Decisão da Justiça do Trabalho, Procedimento da Justiça do Trabalho, Jornada Processual da Justiça Estadual e Ato Processual da Justiça Estadual. O objetivo era elaborar trabalhos específicos de cada modalidade em linguagem simples. Ao final, o trabalho feito por cada equipe foi avaliado por uma banca de jurados diversificada, destacando-se entre os jurados, uma empregada doméstica que já passou pela situação de entrar com uma ação na justiça do trabalho e ter que pedir ajuda ao advogado para tentar entender as decisões proferidas. No encerramento do evento, cada equipe foi premiada com medalhas de ouro, prata e bronze em cada modalidade, além de brindes. Saiba mais sobre a Olimpíada de Linguagem Simples.
Painel Banco de Testemunhas
Esse projeto surgiu a partir da necessidade de evitar as chamadas testemunhas profissionais, pessoas que atuam em processos trabalhistas narrando fatos sabidamente inverídicos com o objetivo de obter benefícios pessoais. O projeto consiste na construção de um painel, de uso restrito a magistrados do TRT3, com informações do número de processos em que aquela testemunha já atuou. Com essas informações, é possível obter indícios de que aquela testemunha atua de forma não legítima devido ao número elevado de processos em que participa nesta condição. O painel já foi desenvolvido e está prestes a ser disponibilizado. Saiba mais sobre o Painel Banco de Testemunhas
Pauta Inteligente
É a startup que ganhou o primeiro lugar no programa de Startups do CSJT. O objetivo do projeto foi desenvolver um sistema de agendamento e controle de pauta de audiências que auxilie na gestão da pauta e na escolha da melhor data e do melhor horário para agendamento de uma audiência, a partir da análise de critérios definidos pelo usuário. Desenvolvido pelo TRT2, contou com a parceria do coLABore nas etapas de design da solução. Saiba mais a Pauta Inteligente
Precatório à Vista
Esse projeto partiu da necessidade de se obter informações ainda não disponibilizadas aos usuários do sistema GPREC sobre Precatórios e RPVS. O sistema possui tais informações, mas o processo de obtê-las geralmente necessita de atuação da equipe de Tecnologia da Informação. O projeto então vem suprindo essa necessidade, realizando de forma automática a extração desses dados na base de dados do GPREC e disponibilizando em um Painel de Power BI com visualização fácil e intuitiva, podendo, ainda, serem aplicados filtros para melhor compreensão dos dados. O projeto conta com a participação de outro tribunal e está na fase de prototipação. Saiba mais o Precatório à Vista
Separar para Reciclar
Este projeto teve origem em uma demanda da Seção de Sustentabilidade e Inclusão do TRT3 ao Laboratório de Inovação. A falta de adesão dos trabalhadores do tribunal à correta separação de resíduos em suas unidades era o problema a ser solucionado. O objetivo deste projeto foi desenvolver e implementar uma solução para otimizar a gestão de resíduos nas unidades do Tribunal, garantindo a efetiva separação interna de resíduos recicláveis e orgânicos. Saiba mais sobre Separar para Reciclar.
Triatlo Simplifica +
Evento com aspectos de gamificação e competição entre equipes compostas por magistrados, servidores e estagiários da área judiciária do TRT/MG, TRT10 e TRT21. O objetivo do Triatlo Simplifica + e disseminar o aprendizado sobre linguagem simples e produção de Prompts para simplificação de textos. Facilitar o entendimento das decisões e atos judiciais pelos cidadãos é fundamental para tornar a Justiça mais próxima e acessível. Quando magistrados e servidores se envolvem ativamente com a linguagem simples, o Judiciário se torna mais acessível e compreensível para todos. Esse engajamento reduz retrabalho, evita dúvidas recorrentes e acelera o fluxo de trabalho, ao mesmo tempo em que fortalece a confiança da sociedade nas instituições. Saiba mais sobre o Triatlo Simplifica +.
Uai-Con
Uma das entrega do projeto estratégico Concilia TRT, trata-se de um painel de BI com informações sobre processos solucionados por conciliação e pendentes de solução do 1º e 2º graus. Traz o índice de conciliabilidade, construído a partir de um modelo de Inteligência Artificial, que indica a chance de um processo ser conciliado em razão de suas características (réus, valor da causa, histórico de conciliação, etc). Saiba mais sobre o Uai-Con.
