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Central de Atendimento TRT-MG: (31) 3228-7000 - centraldeatendimento@trt3.jus.br


Avisos

Já está disponível a nova versão 1.2.0 do Assinador SHODO, que substituirá a versão 1.1.2.  

Nos computadores do TRT3, a atualização seguirá o procedimento já conhecido, em que o usuário será notificado sobre a nova versão e o MultiAtualizador aguardará autorização para realizá-la.

Para os usuários domésticos, a atualização em seus computadores pessoais deve ser feita manualmente, baixando a versão disponível na seção PJe em Casa, na área de Downloads. 

Não há necessidade de remover a versão atual para aplicar a nova. Nos testes realizados, o instalador conseguiu remover a versão antiga (1.1.2) e, após o reset, a nova versão começou a funcionar.

 

Consulta Processo de Terceiros - PJe

Para que o advogado possa acessar a íntegra dos processos de terceiros (sem cair na consulta pública), faz-se necessário autenticar-se novamente com "Usuário" (CPF do advogado) e "Senha" (cadastrada no próprio perfil do PJe; veja abaixo), clicando no botão "Acesso Restrito", logo abaixo do local onde se insere o número do processo..

O cadastro da senha para visualização de processos de terceiros na íntegra pode ser feito pelo advogado, dentro de seu perfil do PJe, no menu: "Configuração -> Pessoa -> Advogado -> Cadastro de Senha". Deverá ser assinalada a opção "Sim" e escolhida uma senha que contenha TODOS os requisitos abaixo:

  • Letra e número
  • Maiúscula e minúscula
  • No mínímo 1 caractere especial (ex: @ , $ ; * . ? # !)
  • No mínimo 8 caracteres

Obs.:Caso a página da consulta a processos de terceiros apareça toda em branco, observe se está sendo utilizado o navegador correto (Mozilla Firefox atualizado). O acesso por outros navegadores podem ocasionar a tela toda em branco. Para atualizar o Firefox, desinstale-o de sua máquina e, posteriormente, baixe a versão atual do Firefox.

 

Mediações e Conciliações Pré-Processuais passam a tramitar exclusivamente pelo PJE

A Resolução Conjunta GP/GVP1 N. 125, de 25 de setembro de 2019 (DEJT de 27/09/2019)  altera a Resolução Conjunta GP/GVP1 N. 1, de 8 de março de 2019, estabelecendo que "O pedido de mediação e conciliação pré-processual deverá ser apresentado exclusivamente por meio do sistema Processo Judicial Eletrônico de 2º Grau, utilizando-se a classe processual Pedido de Mediação Pré-Processual". A alteração foi possível graças à disponibilização de classe processual específica, no PJE, a partir de sua versão 2.4.3.

 

Fim das atualizações públicas do Java SE 8, fornecido pela Oracle

Prepare o Java


Recomendação para não atualização do Java SE 8

Recomendamos aos usuários do PJe e que utilizam o Shodô não atualizar o Java instalado no computador para releases de versão superior à release de versão 8 (oito). A release de versão 11, a mais recente, publicamente disponível pela Oracle, nesta data, não é suportada pelo Shodô, não permitindo sua adequada execução.

Informamos que as atualizações de segurança disponibilizadas pela Oracle para a release 8 (oito) do Java podem e devem continuar sendo aplicadas, conforme recomendado pela Oracle e observando as regras licenciamento do Oracle Java SE contratado pelo usuário.

Informamos também que o Shodô é homologado com o Oracle Java SE na release 8 e ainda está em processo de homologação com o Oracle Java SE 11.

A origem dessa recomendação se deve à comunicação do fim das atualizações públicas do Java SE 8, fornecido pela Oracle. O comunicado está disponível em https://www.oracle.com/technetwork/java/java-se-support-roadmap.html, tendo sua última atualização ocorrido em 18/11/2018. Nela a Oracle informa o fim de atualizações públicas do Java SE 8 em janeiro de 2019 para uso comercial e em dezembro de 2020 para uso pessoal. 

Muito embora, a Oracle informe em sua comunicação que “não planeja migrar desktops do Java SE 8 para versões posteriores por meio da funcionalidade de auto atualização” (tradução nossa), julgamos necessário recomendar aos usuários que não efetuem ou confirmem a atualização para release posterior. 

Em caso de dúvidas, entre em contato a Central de Atendimento do TRT-MG: (31) 3228-7000

Belo Horizonte, 24 de janeiro de 2019 
Time de Sustentação do Shodô

Problema ao acessar o PJe 2.2.1 com versões antigas de firefox

Informamos que a versão 2.2.1 do PJe é incompatível com versões mais antigas do firefox. Solicitamos àqueles que estejam tendo problemas para se logar no PJe que atualizem o firefox.

 

Nova tela de acesso ao sistema

A partir do dia 08/12 a tela de acesso ao PJe será apresentada em novo formato, sendo permitido o acesso por login e senha, desde que o usuário já tenha realizado o referido cadastro no sistema PJe (menu Configuração/Pessoa/Cadastro de senha). Contudo, o acesso utilizando o certificado digital continua disponível.

Informamos ainda que a troca do modo de assinatura foi deslocada para a esquerda e é realizada posicionando-se o cursor em cima do “Modo de assinatura”.

 

Prezados usuários,

A ferramenta "Push" está apresentando problemas e os e-mails não estão sendo enviados regularmente. O defeito está sendo tratado, mas até a solução final será necessário que afiram a regularidade e confiabilidade da informação. Esclarecemos, por fim, que o "Push" é apenas um serviço informativo, sem caráter oficial para fins legais, vez que a publicação ocorre por meio do Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho.

 

Assinadores SHODO e PJeOFFICE

Orientamos a utilização dos assinadores SHODO e PJeOFFICE para acesso ao PJe o quanto antes, tendo em vista que a partir da próxima versão do PJe (1.16.0) a opção de utilização do assinador JAVA APPLET não mais existirá.

 

Bloqueio de Segurança do Java ao Assinar Documentos

Alguns usuários que possuem Java 8 instalado não conseguem assinar documentos no PJe em função de bloqueio de segurança do Java. O problema já foi identificado e está sendo tratado pela equipe de desenvolvimento do PJe-JT. No momento, recomendamos a   solução de contorno descrita no seguinte procedimento.

 

Usuários com problema para acessar o PJe (carregamento do assinador)

Em virtude de alterações nos servidores da empresa certificadora do TRT-MG, os usuários podem apresentar problemas no carregamento da applet do assinador na página do PJe. Neste caso, sugerimos a execução dos procedimentos constantes do roteiro para solução do problema de carregamento do assinador para usuários do Java 8. Caso não resolva, tentar a limpeza do cache do navegador. Por fim, persistindo a falha, visualizar orientações mais completas, que podem ser encontradas neste Roteiro de procedimento solução do problema de carregamento do assinador do PJe para usuários do java jre 7.71 e java 8

 

Incompatibilidade da versão do Firefox 64 bits com o PJe

Aviso aos usuários do PJe 

 

Versão do JAVA para o PJe

Os usuários do Processo Judicial Eletrônico não devem instalar a nova versão do Java (versão 8.91) em seus computadores. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, a nova versão pode causar bloqueio de acesso ao PJe. 
O problema foi identificado pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do CNJ no dia 25/04/16. Segundo o órgão, a atualização impede o carregamento do applet de assinatura e o login no navegador Firefox, impedindo assim o acesso à tramitação processual desejada. 

 

Atenção, Senhores Usuários.

O acesso ao sistema PJe pode se dar por diversas formas, a saber:

1. Pelos respectivos endereços eletrônicos do sistema:

2. Pelo link de acesso constante do site do TRT-MG: Acesso ao PJe

3. Pelo link de acesso constante do site do TST: Acesso TST


Assim, caso haja problema de funcionamento do site do TRT, o usuário poderá ter acesso ao sistema, sempre mediante o uso de seu certificado digital, diretamente através de um dos endereços acima mencionados.

Para esclarecimento dos usuários, eventual inacessibilidade do site do TRT-MG não se configura, para fins do artigo 15, da Resolução CSJT nº 136/2014, hipótese de indisponibilidade do sistema PJe.

Sugere-se aos usuários, portanto, terem sempre em seu poder todos os endereços acima informados. 

 

PJE não funciona em computadores com Firefox 38.4ESR

A versão 38.4ESR do Mozilla Firefox apresentou problemas para rodar Java. Sendo assim, aqueles equipamentos com esta versão do Firefox não conseguem trabalhar no PJE.
Para contornar esse problema recomendamos voltar para a versão 38.3.0ESR.
Estamos disponibilizando um pequeno tutorial de instalação com as instruções. 

 

Problemas no acesso ao PJe com Java 8

O CSJT disponibilizou uma página para resolução de problemas de utilização do PJe com Java8.

Secretaria de PJe, e-Gestão e Tabelas Unificadas secpje [arroba] trt3.jus.br