Você está aqui:

Edifício histórico

Construído na década de 1920, o Edifício Mário Werneck, situado na esquina das ruas Bahia, 112, e Guaicurus, 201, faz parte do conjunto arquitetônico da Praça da Estação. Originalmente destinado à Escola de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o prédio mantém o estilo eclético da época, embora já demonstrasse influências das linhas arquitetônicas mais contemporâneas da década de 1940.

Foto do Centro Cultural

Essa edificação foi transferida pela União ao TRT de Minas em 2011 e, desde então, foi submetida a adaptações e reformas para acomodar as instalações do Centro Cultural da Justiça do Trabalho. Durante todo o processo, as intervenções foram supervisionadas pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

O Edifício é tombado como patrimônio histórico e cultural protegido em nível estadual e municipal, e faz parte do conjunto arquitetônico da Praça da Estação. As obras de adaptação foram realizadas com foco na modernização e sustentabilidade, ao mesmo tempo em que se preservaram as características originais da edificação.

Os trabalhos de restauração foram finalizados no início de 2023. As intervenções incluíram a restauração das fachadas, recuperação das esquadrias de madeira, pisos e revestimentos internos, mantendo-se fiéis às características da arquitetura art déco da década de 1920.

Foto da parte externa do prédio contendo uma placa de identificação

Ademais, foram implementadas melhorias para acessibilidade, como instalação de rampas, elevador e sanitários adaptados, além da modernização completa da rede elétrica e implantação de um sistema de climatização mais eficiente. O telhado também foi revisado, mantendo-se suas características originais, enquanto novos sistemas foram implementados para captação e reutilização de água de chuva.