Você está aqui:

Exposição do fotógrafo Assis Horta

O Centro Cultural do TRT-MG tem orgulho de apresentar a exposição “Assis Horta: a Democratização do Retrato Fotográfico através da C.L.T”, sob curadoria do fotógrafo e pesquisador Guilherme Horta. 

Esta exposição apresenta uma fascinante coleção de fotografias capturadas por Assis Horta em seu estúdio em Diamantina, a partir da década de 40, durante um período marcante na história do trabalho no Brasil: quando a lei de 1° de maio de 1943 consolidou a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Nesse viés, Assis Horta fotografou centenas de pessoas que o procuravam para tirar fotos 3x4, elemento que se tornou obrigatório no documento de acordo com a mesma lei.

Dessa forma, fez-se uma pequena revolução sociocultural que imortalizou os rostos de dezenas de indivíduos, muitos deles tendo sua primeira experiência na vida diante de uma câmera fotográfica. Exclusividade da elite até então, a fotografia passou a ser não somente um registro civil, mas um método de dignificar e eternizar pessoas comuns. O trabalho realizado no Estúdio Foto Assis durante o século XX proporcionou um rico acervo de fotografias marcantes para a história dos trabalhadores do Brasil. 

Pessoas vistam a exposição e observam as fotos antigas penduradas nas paredes.

Além de registrar grande parte da sociedade de Diamantina da época, Assis Horta auxiliou no registro de cenas da cidade para compor o patrimônio histórico da região. 

A exposição é composta pela reprodução do Decreto-Lei que instaurou o uso da Carteira de Trabalho, além dos retratos 3x4 dos trabalhadores com as respectivas datas. Não obstante, ela se debruça também na fotografia como gênero artístico, mostrando imagens dos trabalhadores sozinhos ou acompanhados, além de pessoas com suas famílias ou em outras circunstâncias. Os visitantes também têm a chance de serem fotografados em uma reprodução do ambiente cenográfico utilizado por Assis Horta na composição de suas obras, evidenciando o caráter atemporal que a fotografia apresenta ainda nos dias de hoje. 

Uma mulher loira, de cabelos lisos e compridos, usando óculos e roupa preta, de pé, posa para fotógrafo.             Pessoas vistam a exposição e observam as fotos antigas penduradas nas paredes.

A exposição tem entrada gratuita e é aberta ao público de segunda à sexta, das 09h às 17h. Para os visitantes que se interessarem, um mediador cultural estará disponível para acompanhá-los. O Centro Cultural também está aberto ao agendamento de visitas mediadas para turmas.

Com um histórico de sucesso em locais renomados como o Centro Cultural e Artístico da FIEMG, em Ouro Preto (MG); o Palácio do Planalto, em Brasília (DF); a Galeria do IPHAN, em Tiradentes (MG); e a Grande Galeria do Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), esta exposição é uma experiência única. Venha se encantar com o que temos para oferecer!

Exposição “Assis Horta: a Democratização do Retrato Fotográfico através da C.L.T”

Evento Gratuito
Local: Centro Cultural do TRT-MG
Horário: De segunda a sexta, de 9h a 17h
Endereço: Rua da Bahia, n.112. Centro. Belo Horizonte, MG.