Sugestões, denúncias, reclamações, elogios?
Você sabe o que é uma ouvidoria?
Ouvidoria é um setor existente em todos os órgãos públicos e tem o objetivo de escutar o cidadão. Nas ouvidorias, podemos fazer solicitações, reclamações, denúncias, elogios ou sugestões.
A Ouvidoria funciona como uma ponte entre o cidadão e os setores dos órgãos públicos e. assim, ela ajuda a promover e a proteger os direitos dos cidadãos com diálogo e prestação de contas.
Quem pode usar os serviços da Ouvidoria?
Qualquer usuário dos serviços prestados pelo TRT-MG, ou seja, cidadãos, magistrados, servidores, colaboradores e terceiros.
Como funciona a Ouvidoria?
Quando um cidadão entra em contato com a Ouvidoria, um processo é aberto e enviado ao setor responsável pela prestação do serviço que gerou a solicitação, a reclamação, a denúncia, o elogio ou a sugestão.
O setor recebe o processo, analisa o conteúdo e responde à Ouvidoria.
A Ouvidoria dá retorno ao cidadão e verifica se a demanda ele foi atendido da maneira esperada ou se ainda existe alguma coisa que pode ser feita.
A meta da Ouvidoria do TRT-MG é que nenhum processo fique sem solução e resposta ao cidadão.
O que mais a Ouvidoria pode fazer?
A Ouvidoria também pode colher provas, dados, documentos para apuração de denúncias ou para embasar sugestão de melhorias de serviços ou atividades que não estejam caminhando bem.
Além disso, a Ouvidoria pode fazer a mediação, ou seja, pode atuar como intermediador entre duas partes em alguns pequenos conflitos.
Como o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria do TRT3-MG?
No TRT-MG, existem várias formas de entrar em contato com a Ouvidoria. Você pode escolher o que for mais fácil para você:
E-mail: ouvidoria@trt3.jus.br
Telefones: 0800.039-5528 / (31) 3228-7190 / (31) 3228-7192 - de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas
WhatsApp: (31) 99065-3662
Formulários da Ouvidoria disponíveis nos prédios da Justiça do Trabalho/MG, para serem depositados nas caixas coletoras ou encaminhados pelos Correios à Ouvidoria, na Avenida do Contorno, 4.631 - Funcionários - térreo - CEP: 30110-027, Belo Horizonte/MG.
Pessoalmente, no endereço acima, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas.
Telepresencialmente, por meio do balcão virtual: https://meet.google.com/gsa-kxok-zym
O acompanhamento do andamento de sua solicitação, reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, após receber o número de registro na Ouvidoria, poderá ser realizado por telefone, e-mail, balcão virtual ou diretamente no Sistema Proad-Ouv: