Você está aqui:

Exposição "Pinturas de Ouvido para Tocar a Alma", por Guido Boletti

O Centro Cultural do TRT-MG tem a alegria de apresentar a exposição “Pinturas de Ouvido para Tocar a Alma”, do artista plástico italiano Guido Boletti. A mostra reúne pinturas que dialogam com a música, envolvendo o espectador em um mergulho sensorial.

Foto do artista italiano Guido Boletti ao lado de uma de suas obras, gesticulando como se estivesse explicando o seu trabalho.Artista plástico Guido Boletti ao lado de uma de suas obras

Nascido em Milão, Itália, o artista Guido Boletti tem na música e na arte os pilares que movem o seu trabalho. Com a mudança definitiva para o Brasil, teve um contato maior com a cultura brasileira, que trouxe inspirações e novas referências para a sua obra. Nas palavras do próprio artista, trata-se de “um país que adicionou uma pitada de música e cor à minha inspiração”.

A imagem representa a obra do artista italiano Guido Boletti intitulada de "II Menestrelo Alato"". A obra mostra um par de mãos com um instrumento como se estivesse tocando-o.

Díptico "II Menestrelo Alato", do artista plástico italiano Guido Boletti.

As obras refletem a trajetória do artista ao longo de mais de trinta anos na jornada nas Artes Visuais e a evolução de sua pintura para o abstracionismo, um processo influenciado pela intuição de relacionar vibrações sonoras e luminosas. O artista propõe que o público utilize a intuição para encontrar analogias inesperadas e tornar "visível o invisível", tal como sugere Paul Klee.

A curadoria da mostra divide-se em três módulos que dialogam diretamente com a linguagem musical e literária:

Assoli (Solos): Composta por pequenas pinturas a óleo sobre papel algodão artesanal, esta série inspira-se indiretamente na obra “As Cidades Invisíveis”, do escritor Italo Calvino. Nestas obras, texturas e geometrias tornam visíveis cidades que levam nomes de escalas e termos musicais.

Suites: Este módulo apresenta dípticos de pinturas sobre tela que funcionam como partituras de piano, onde cada parte representa uma das "mãos" do pianista, sugerindo melodias e harmonias em claves diferentes.

Sonatas: A última seção traz pinturas sobre tela que tocam o tema em uma imagem única que, ilusoriamente, fragmenta-se em uma orquestra inteira, revelando movimentos diversos conforme a percepção do espectador.

A imagem representa a obra do artista italiano Guido Boletti intitulada de "Autorretrato". A obra mostra a figura de um rosto humano, cercado por plantas em fundo colorido.

Quadro "Autorretrato", do artista plástico Guido Boletti

“Pinturas de Ouvido para Tocar a Alma” promete uma experiência única e marcante. Mais do que uma mostra artística, esta exposição celebra a arte, as cores e a música como formas de inspiração e reafirma o compromisso desta Instituição em valorizar expressões que ampliam o olhar sobre o mundo.

O Centro Cultural, localizado na rua da Bahia, 112, permanece aberto ao público, das 09h às 17h, de segunda a sexta-feira. A visitação à exposição é gratuita.

Conheça o trabalho do artista:

Instagram

Site