EXPOSIÇÃO "MAGISTRADOS DO TRT-MG AO LONGO DA HISTÓRIA"
Sala em que se encontra a exposição “Magistrados do TRT-MG ao Longo da História”.
Foi inaugurada, em outubro de 2025, a exposição “Magistrados do TRT-MG ao Longo da História”. A mostra tem como objetivo preservar a história e também homenagear todos os 2443 magistrados que participaram da Justiça do Trabalho Mineira, desde sua criação em 1941 até hoje.
Além das homenagens e da preservação histórica, através de um extenso painel, a exposição demonstra um pouco do processo de consolidação da Justiça do Trabalho. O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, antes chamado de Conselho Regional do Trabalho da 3ª Região, foi um dos oito regionais criados devido à instauração da Justiça do Trabalho no País e sua jurisdição contemplava os estados de Minas Gerais e Goiás, sendo a sede instalada na capital mineira.
Painel que consta as leis e um pouco da história da Justiça do Trabalho.
Localizada no primeiro andar do edifício do Centro Cultural, a mostra é resultado de uma extensa pesquisa conduzida pela equipe da Divisão de Suporte, com o apoio de diversos setores do TRT-MG, e foram levantados, através de fichas, pastas, documentos amarelados, todos os juízes que contribuíram na Justiça do Trabalho, tanto juízes de carreira quanto juízes classistas.
O resultado foram 768 juízes togados (de carreira) e 1675 juízes classistas, sendo estes escolhidos pelos sindicatos dos empregados e dos empregadores, mas que foram extintos em 1999.
Abertura da exposição no dia 23 de outubro de 2025
Sendo um trabalho fruto de esforço sem limite para pesquisar os nomes de todos os magistrados que passaram pelo Tribunal, obtidos a partir de documentação esparsa, mas carregadas de memórias, a exposição busca honrar os mais de dois mil juízes que passaram pela Justiça do Trabalho e que construíram uma trajetória de destaque nacional para o TRT-MG, alinhados à perspectiva apontada pela curadora no dia da abertura: "A trajetória da Justiça do Trabalho em Minas Gerais é alicerçada na dedicação de cada um dos 2443 juízes aqui homenageados, que se empenharam para que esta Instituição se tornasse tão forte e respeitada nacionalmente".
O Centro Cultural está localizado na rua da Bahia, 112, e funciona das 09h às 17h, de segunda a sexta-feira, a exposição é gratuita e aberta ao público.