Você está aqui:

EXPOSIÇÃO "INACABADO PERFEITO", DE MARCUS AMARAL - NOV. E DEZ. DE 2025

Convite para a exposição

Nascido em Divinópolis, Minas Gerais, em 1963, Marcus Amaral formou-se em Engenharia Civil em 1987, tendo também cursado Belas Artes na UFMG; em um período de dois anos que foi fundamental na sua formação como artista, proporcionando contato com grandes professores e artistas. No entanto, ele concluiu apenas o curso de engenharia, e todo o seu trabalho e técnica foram desenvolvidos após a sua saída da faculdade.

Tendo uma carreira artística extensa e aclamada, Marcus Amaral já expôs em diversas cidades de Minas Gerais, como Divinópolis, Uberaba, Uberlândia, Araxá, e Belo Horizonte, além do Rio de Janeiro. Internacionalmente, Marcus Amaral expôs na França (Paris, Carrousel do Louvre), nos Estados Unidos (Nova York, Gallery Art Space), na Finlândia (Helsinque, AlavancArt LeverageArt) e no Japão (Osaka, Festival Ava Art), todas em 2019. Ele também foi premiado com o 2º lugar no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro.

Na presente exposição, ele inclui incursões pela poesia lírica, em um trabalho que tem como base o constante desafio de extrair dos materiais e objetos a sua "essência oculta", sempre em busca do "inacabado perfeito" e expondo o "avesso". Ele descreve seu processo como uma espécie de garimpo, acreditando na possibilidade de encontrar o "improvável sutilmente belo". Já sua técnica evoluiu do uso de pastel seco puro sobre papel, que permitia trabalhos abstratos com cores vivas, para a utilização de materiais inusitados. Inspirado por objetos do cotidiano e materiais da construção civil, ele passou a usar madeira (MDF) como tela, o que possibilitou a criação de colagens, muita textura e volumes. Marcus também incorpora elementos de sua própria criação, como acetatos, peças de acrílico, lâminas e perfis de alumínio, folhas de jornais e revistas, além de pregos, parafusos e linhas que são transformados nas telas através de processos como serem dobrados, amassados e queimados.

A exposição tem entrada franca e está aberta ao público de 19/11 a 17/12, das 09:00h às 17:00h. Venha conhecer!