
Projetos de inovação
Desenvolver projetos de inovação é a principal atividade do coLABore. Esses projetos devem ser orientados pelos princípios da gestão de inovação no Poder Judiciário, com destaque para o foco no usuário, no sentido da construção de solução de problemas a partir da escuta e da participação do usuário.
A visão multidisciplinar, com ampla participação de magistrados e servidores, bem como de atores externos ao Poder Judiciário, também deve nortear os projetos de inovação.
O alinhamento dos projetos de inovação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 é mais um dos elementos a considerar.
A atuação fundamental do laboratório de inovação em projetos reside na fase de definição dos problemas, imersão nas experiências dos usuários, ideação e prototipação para teste das soluções possíveis, a partir da abordagem Design Thinking.
Disseminação da cultura da inovação
O coLABore tem como uma de suas principais missões a disseminação da cultura de inovação, um dos pilares da gestão da inovação no Poder Judiciário. Ela visa criar um ambiente propício tanto para inovações incrementais, que buscam aprimorar produtos e serviços já existentes, quanto para inovações disruptivas, que rompem com paradigmas estabelecidos e introduzem novos produtos ou serviços.
O objetivo sempre é melhorar o atendimento ao usuário. Para isso, é essencial a comunicação contínua dos valores, princípios, abordagens e metodologias da inovação, promovendo a capacitação e o compartilhamento de conhecimento entre magistrados e servidores.