Município de Jaíba passa a contar com ponto de inclusão digital do TRT-MG
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
A Justiça do Trabalho de Minas Gerais e a Prefeitura de Jaíba inauguraram, nesta quinta-feira (30/7), o 11º Ponto de Inclusão Digital (PID) do estado, ampliando o acesso da população aos serviços da Justiça do Trabalho. A unidade oferece os serviços de atermação, balcão virtual, consultas de processos e consultas de informações, além de disponibilizar espaço adequado para a participação em audiências. Com isso, evitam-se deslocamentos até a Vara do Trabalho de Monte Azul.
Saiba mais sobre esta iniciativaA Justiça do Trabalho de Minas Gerais e a Prefeitura Municipal de Jaíba inauguraram, na manhã desta quinta-feira (30/7), o 11º Ponto de Integração Digital (PID) do estado. Com isso, a população do município, localizado na região norte de Minas Gerais, passa a contar com um espaço físico que oferece atendimento e equipamentos adequados para acesso aos serviços de atermação, balcão virtual, consulta de processos e consulta de informações da Justiça do Trabalho. O local também garante condições adequadas para a participação à distância em audiências, seja na condição de partes, prepostos, testemunhas ou advogados.
A novidade faz com que a população de Jaíba, de quase 40 mil habitantes, deixe de percorrer mais de mais de 2h30 de estrada para chegar à sede da Vara do Trabalho responsável por atender o município, localizada em Monte Azul. Além disso, o novo PID também beneficia os mais de 70 mil moradores do município de Janaúba, que em menos de uma hora podem chegar a Jaíba, metade do tempo necessário para chegar a Monte Azul.
Evento de inauguração
A cerimônia de inauguração contou com a presença do juiz titular da Vara do Trabalho de Monte Azul, Henrique de Souza Mota; do prefeito local, Jimmy Diogo Silva Murça; da presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município, Júlia Fagundes Neta; além de vereadores e servidores. O PID de Jaíba está localizado na Rua Simpliciano Freire Jardim, 705, no bairro Centro Comunitário.
O Acordo de Cooperação
Por meio do Acordo de Cooperação Técnica Institucional 51/2026, firmado com a Prefeitura de Jaíba, o TRT comprometeu-se a promover a capacitação de um colaborador cedido pelo Município para atender ao público no local e a ceder os equipamentos de informática adequados para o bom funcionamento da unidade. A Prefeitura ficou responsável por disponibilizar o imóvel, o mobiliário e a conexão à internet com a qualidade adequada.
PIDs já instalados
A Justiça do Trabalho de Minas Gerais já disponibiliza seus serviços em PIDs instalados nos municípios de Lagoa Grande, Padre Paraíso, Papagaios, Coluna, Fronteira, Salinas, Viçosa, Felixlândia, Santos Dumont, e também no bairro Venda Nova, na capital. Na maior parte dos casos, os serviços são oferecidos em conjunto com os de outros ramos do Judiciário.