Painel Uai-Con do TRT-MG será apresentado em evento sobre inteligência artificial em São Paulo
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
O painel inteligente de conciliação Uai-Con, desenvolvido pelo TRT-MG, será apresentado no seminário "Inteligência Artificial em Foco III", promovido pela FGV Justiça, em 11 de setembro, em São Paulo. A ferramenta utiliza inteligência de dados para identificar processos com maior potencial de acordo e sugerir seu encaminhamento aos Centros de Conciliação. O sistema tem despertado o interesse de outros tribunais como referência no uso de inteligência artificial para fortalecer a política de conciliação.
Saiba mais sobre esta iniciativaO Uai-Con, painel inteligente de conciliação desenvolvido pelo TRT-MG em 2023, será um dos destaques do seminário "Inteligência Artificial em Foco III", promovido pela FGV Justiça, no dia 11 de setembro, em São Paulo. A ferramenta será apresentada pela juíza supervisora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 1º Grau do TRT-MG, Hadma Christina Murta Campos. As inscrições para o evento já estão abertas.
O painel utiliza inteligência de dados para calcular o Índice de Conciliabilidade (iCia), indicador que estima as chances de um processo ser solucionado por acordo. Com base no cruzamento de informações processuais, a ferramenta também sugere o encaminhamento de casos aos Centros de Conciliação (Cejuscs), ampliando as oportunidades para uma nova tentativa de negociação.
Vale lembrar que a conciliação tem sido apontada como uma das principais estratégias da Justiça do Trabalho para reduzir o volume de processos e proporcionar soluções mais rápidas e eficazes para trabalhadores e empregadores. Segundo a magistrada, o Uai-Con tem despertado crescente interesse de outros tribunais, que buscam conhecer e adotar iniciativas voltadas ao uso de inteligência artificial para aprimorar a prestação jurisdicional.
Nesse contexto, o TRT-MG também instituiu o Programa de Promoção à Litigância Responsável (PPLR), iniciativa que incentiva soluções práticas para prevenir condutas incompatíveis com os princípios da razoável duração do processo e da boa-fé processual.
Capacitação
Magistrados e servidores do TRT-MG também podem se inscrever no curso "Uai-Con na Execução Trabalhista", que será realizado na próxima sexta-feira (7/8), na modalidade virtual. A capacitação será ministrada pela juíza Hadma Christina Murta Campos e pelo chefe da Divisão do Cejusc de 1º Grau, Felipe Bazzoni Franco. As inscrições podem ser feitas pelo sistema Sisejud.
Uai-Con
Desenvolvido em 2023, o Uai-Con é uma ferramenta interativa de Business Intelligence (BI) que identifica, entre os processos em tramitação, aqueles com maior potencial de conciliação. A iniciativa foi reconhecida como Boa Prática em premiação concedida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O painel foi desenvolvido pelas equipes de Tecnologia da Informação do TRT-MG, em parceria com a Diretoria Judiciária, os Cejuscs de 1º e 2º graus, o Laboratório de Inovação (coLABore) e a Secretaria de Apoio Judiciário. O projeto também teve como referência o I-CON, painel de conciliação desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS).