Novo colegiado de presidentes do judiciário mineiro é tema de reunião no TRF6
O encontro realizado nessa segunda-feira (11/9), no IluMinas - Laboratório de Inovação do TRF6, debateu a formação de colégio de presidentes dos tribunais instalados no estado a partir do acordo de cooperação judicial e administrativo assinado no dia 21/8 pelo presidente do TRT-MG, desembargador Ricardo Mohallem e pelos presidentes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), TRF6, Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG).
Elogiada pelo desembargador Ricardo Mohallem, a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora Mônica Sifuentes, afirmou que o propósito da reunião foi instituir o Colégio de Presidentes de Tribunais de Minas Gerais, uma entidade que permita o diálogo e a busca de soluções para problemas afetos ao grupo. “Queremos congregar os tribunais mineiros em torno de iniciativas comuns para aproveitar de forma coletiva experiências e boas práticas desenvolvidas nas cortes de Justiça que compõem este colegiado”.
O ministro João Otávio de Noronha, a desembargadora Mônica Sifuentes, o presidente do TJMG, José Arthur Filho, o coronel Rúbio Paulino e o desembargador Ricardo Mohallem (Crédito: Euler Junior/TJMG)
Por fim, o presidente do TRT-MG salientou a relevância do encontro: “Esta primeira reunião do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Minas Gerais é um marco para o Judiciário Mineiro. Por meio de encontros que serão agendados de acordo com a necessidade, os Presidentes dos Tribunais sediados em Minas vão identificar e discutir problemas que lhes são comuns e buscar soluções que possam ser implantadas por meio de todos os tipos de compartilhamento, desde o compartilhamento imaterial, ideias e soluções administrativas, por exemplo, até o compartilhamento físico de bens móveis e imóveis, com notáveis ganhos para o nosso jurisdicionado. A iniciativa da Des. Mônica Sifuentes merece todo o aplauso e apoio do TRT-MG”, completou.
Além do desembargador Ricardo Mohallem e a desembargadora Mônica Sifuentes, também estiveram presentes o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha; a presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6); o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), coronel Rúbio Paulino Coelho; o desembargador federal Flávio Boson Gambogi; o secretário-geral do TRF-6, juiz federal Ivanir César Ireno Júnior; a juíza federal auxiliar da Presidência do TRF6 e coordenadora do Laboratório de Inovação, Vânila Cardoso André de Moraes. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Octávio Augusto De Nigris Boccalini, não pôde estar presente, impossibilitado devido a compromissos previamente agendados.
Com informações do TJMG