Você está aqui:

Remoções e promoções levam novos magistrados para varas do trabalho

publicado: 08/08/2025 às 19h42 | modificado: 08/08/2025 às 20h19

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

Na tarde de 8 de agosto, 18 magistrados do TRT-MG assumiram novas jurisdições após processo de remoção e promoção global: 16 foram removidos, dois permutaram e dois assumiram titularidade. Na cerimônia, a presidente Denise Alves Horta destacou os desafios e responsabilidades da magistratura, defendendo coragem, sabedoria e ética. Ela ressaltou a importância da proximidade com a família e melhores condições de trabalho, além de desejar sucesso aos empossados. A presidente da Amatra3 celebrou o novo modelo de remoção global, que agiliza o processo e beneficia mais juízes simultaneamente.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (8/8) deu posse em nova jurisdição a 18 magistrados que participaram do último processo de remoção e promoção global. Dezesseis juízes foram removidos para novas localidades, dois permutaram e outros dois assumiram a titularidade. A cerimônia ocorreu no Plenário 5 do edifício anexo (Av. Getúlio Vargas, 165 - térreo), em Belo Horizonte.

A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, destacou os desafios e as responsabilidades da magistratura, e o papel imprescindível para se alcançar uma sociedade mais digna. Falou da importância dos atributos de coragem, sabedoria e ética, na missão de se assegurar uma justa proteção ao cidadão. 

Presidente do TRT-MG preside a mesa da solenidade

Na sua fala, a presidente ainda lembrou da época em que passou a titularidade, em Teófilo Ottoni. Resgatou o sentimento de que, mesmo distante da família, esse momento representou para ela uma experiência de vida, que a tornou mais forte e corajosa.

Ela também se referiu à posse como a realização de um sonho que pode levar muitos anos, em que os juízes vão se aproximando dos seus locais de origem e de suas famílias. Citou ainda a importância que isso tem para a instituição, ao propiciar melhores condições de trabalho e qualidade de vida, também aos familiares.

foto de magistrados empossados sentados no plenário

Ao final, disse que “é preciso estar atento e forte”, parafraseando trecho da música “Divino Maravilhoso” de Gilberto Gil e Caetano Veloso, e desejou um futuro promissor para a carreira de cada um dos magistrados, na qual possam contribuir para um Judiciário mais eficiente e acessível.

Juramento e autoridades

A leitura inicial do juramento ficou a cargo do primeiro magistrado na ordem da remoção, juiz Marcio Toledo Gonçalves, cujas palavras foram repetidas por todos os outros magistrados que estavam tomando posse.

Compartilharam a mesa do evento, o primeiro vice-presidente, desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, o corregedor, desembargador Manoel Barbosa da Silva, o desembargador Fernando Rios Neto, o juiz auxiliar da Presidência, juiz Renato de Paula Amado e a presidente da Amatra-3, juíza Anaximandra Kátia Abreu Oliveira.

Avanço com a instituição da remoção global

A presidente da Amatra3, que também participou do processo de remoção, falou sobre o avanço que representou a instituição da remoção global, fruto do esforço da associação que preside e do Tribunal. O novo procedimento permite abarcar um número significativo de magistrados na remoção ao mesmo tempo, enquanto que antigamente o processo de remoção era individualizado e mais lento. Também se referiu à importância que tem, para o magistrado, poder trabalhar mais próximo da sua casa. Sobre a conquista da titularidade, disse que consiste numa nova fase da vida e da carreira, e que hoje é um processo que demora em torno de 15 anos.

Veja galeria de fotos

Confira a lista de magistrados

Titular removido Vara de origem Vara de destino
Márcio Toledo Gonçalves 33ª VT de BH VT de São João Del Rei
Graça Maria Borges de Freitas 1ª VT de Ouro Preto 43ª VT de Belo Horizonte
June Bayão Gomes Guerra 11ª VT de BH

33ª VT de Belo Horizonte

Flávia Cristina Souza dos Santos Pedrosa 1ª VT de Contagem

11ª VT de Belo Horizonte

Daniela Torres Conceição 6ª VT de Contagem 1ª VT de Contagem
Luciana de Carvalho Rodrigues 1ª VT de Itabira 6ª VT de Contagem
Renato de Paula Amado 3ª VT de Sete Lagoas 1ª VT de Itabira
Anaximandra Kátia Abreu Oliveira 1ª VT de João Monlevade 3ª VT de Sete Lagoas
Marcos Vinícius Barroso VT de Frutal 1ª VT de Ouro Preto
Arlindo Cavalaro Neto VT de Paracatu VT de Frutal
Alexandre Gonçalves de Toledo VT de Almenara

1ª VT de João Monlevade

Ricardo Luís Oliveira Tupy 2ª VT de Varginha VT de Almenara
Liza Maria Cordeiro 1ª VT de Pouso Alegre 2ª VT de Varginha
Luís Henrique Santiago Santos Rangel VT de Monte Azul VT de Paracatu
Substituto promovido Vara
Marcelo Marques 1ª VT de Pouso Alegre
Henrique de Souza Mota VT de Monte Azul
Titular permutado De/Para
André Barbieri Aidar

De Teófilo Otoni para Cataguases

Lenício Lemos Pimetel

De Cataguases para Teófilo Otoni

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br