70º Conematra é aberto em pequeno distrito de Ouro Preto
Foi aberta, na manhã desta quarta-feira (28/10), em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto (MG), distante 25 km da sede do município e 78 km de Belo Horizonte, a 70ª Assembleia Extraordinária e Reunião de Trabalho do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra).
Organizado pela Escola Judicial do TRT-MG, o encontro começou com a palestra do juiz do trabalho aposentado do TRT-RS, Carlos Alberto Zogbi Lontra, que escolheu como tema de sua manifestação “História, Desenvolvimento e Desafios do Conematra”.
Fotos: Leonardo Andrade/Secom TRT-MG
Fundador do Conselho Nacional, o juiz revelou que, para seu texto, solicitou a ex-dirigentes e a ex-assessores das Ejuds que lhe repassassem impressões sobre a história do Conselho. Assim, lembrou que ele foi uma construção coletiva para subsidiar as escolas judiciais.
Além do palestrante, a mesa solene foi composta pela presidente do Conematra, desembargadora Flávia Falcão, do TRT-DF/TO; pelo juiz Flávio Costa, do TRT-AL; e pelo coordenador acadêmico da Ejud3, juiz Vitor Salino de Moura Eça.
A anfitriã, desembargadora Rosemary de Oliveira Pires Afonso, diretora da Ejud do TRT-MG, também participante da mesa, fez algumas importantes considerações, como a de que o Conselho carece de um assessor nacional próprio e de um local permanente, em Brasília (DF).
> GALERIA DE FOTOS