Você está aqui:

Acordo entre tribunais e Prefeitura beneficia cidadãos de Padre Paraíso

publicado: 18/07/2025 às 14h52 | modificado: 18/07/2025 às 14h52

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

Resumo em texto simplificado

O TRT-MG firmou parceria com outros tribunais e a Prefeitura de Padre Paraíso para instalar um Ponto de Inclusão Digital (PID) no município, ampliando o acesso à Justiça.
O espaço permite a realização de atendimentos e atos processuais por videoconferência, evitando deslocamentos longos. A iniciativa segue diretrizes do CNJ para superar barreiras geográficas e atender regiões sem unidades físicas do Judiciário.

Saiba mais sobre esta iniciativa

Nesta quinta-feira (17/7), o TRT-MG celebrou uma parceria interinstitucional com o Tribunal Regional Eleitoral, com o Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerias e com a Prefeitura de Padre Paraíso para funcionamento do Ponto de Inclusão Digital (PID), no Fórum Digital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no município mineiro, que está sob a jurisdição da Vara do Trabalho de Araçuaí. O acordo de cooperação técnica prevê a designação de servidores municipais para atendimento presencial de demandas judiciais, sendo assim, mais uma ação voltada à promoção do acesso à Justiça e à superação de barreiras geográficas e tecnológicas enfrentadas por comunidades do interior do estado.

Para o juiz trabalhista Walace Heleno Miranda de Alvarenga, o novo espaço “permite que o direito fundamental do cidadão de acesso à Justiça seja concretizado. Nós temos aqui um polo de atendimento para a consulta processual, para atermação de processos, para reclamações e esclarecimentos de dúvidas”, celebrou o magistrado que ainda destacou a economia de tempo para o jurisdicionado. “Partes e testemunhas não precisarão mais se deslocar quase 140 km até Araçuaí para serem ouvidas. Toda a população de Padre Paraíso ganha muito com isso”, afirmou.

Acordo entre tribunais e Prefeitura beneficia cidadãos de Padre Paraíso
Estiveram presentes na inauguração do Ponto de Inclusão Digital (PID) em Padre Paraíso, Thiago Francisco, diretor do Foro TRT-MG (Araçuaí); juíza Patrícia Bergamaschi (TJMG); juiz Emílio Guimarães (TJMG); juiz trabalhista Walace Heleno (TRT-MG); oficial de Justiça Wesley Alexsander (TRT-MG); coordenador do PID Thiago Miranda Lima; servidores do TRT-MG Laísa Pinheiro e Ailton Fernandes

Instituição dos PIDs

Vale destacar que os PIDs foram instituídos pela Resolução CNJ 508/2023, que considera a necessidade de maximizar o acesso à Justiça em todo o território nacional, especialmente em cidades nas quais não existe nenhuma unidade física do Poder Judiciário, o que muitas vezes impede o acesso à justiça de pessoas que precisam se deslocar por grandes distâncias para obter o serviço público de justiça.

Ainda de acordo com a Resolução do CNJ, “considera-se PID qualquer sala ou espaço que permita, de forma adequada e simultânea para mais de um ramo do Poder Judiciário, a realização de atos processuais, como depoimentos de partes, de testemunhas e de outros colaboradores da justiça, por sistema de videoconferência, bem como o atendimento por meio do Balcão Virtual, com possibilidade de agregação de outros serviços públicos voltados à cidadania”.

No TRT-MG, a implementação de PIDs foi autorizada por meio da Portaria GP 423/2024 e desde então, já foram instaladas as unidades de Papagaios, Lagoa Grande, Venda Nova e, por fim, o PID de Padre Paraíso. Há também a previsão de instalação de novos PIDs nos próximos meses.

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br