Alunos do IFMG visitam o TRT-MG pelo Programa Justiça e Cidadania
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
Nesta segunda-feira (4), o TRT-MG recebeu 28 alunos do IFMG – Campus Sabará para o Programa Justiça e Cidadania, com edição especial de parceria do Programa Trabalho Seguro. Os estudantes assistiram a uma sessão plenária, visitaram uma exposição sobre trabalho e cidadania e participaram de uma audiência simulada, conduzida pelo gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Marcelo Pertence. A professora Ludmila Murta destacou a importância da experiência para integrar teoria e prática no aprendizado.
Saiba mais sobre esta iniciativaNesta segunda-feira (4), o TRT-MG recebeu os estudantes do segundo ano do ensino técnico em administração do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Sabará para o Programa Justiça e Cidadania, em edição especial com parceria do Programa Trabalho Seguro. Os 28 alunos assistiram a uma sessão plenária da 7ª turma e, em seguida, fizeram uma visita mediada à exposição "Trabalho e Cidadania", mediada pelo Centro de Memória, e que reflete sobre as relações trabalhistas no Brasil nos diversos contextos históricos.
Por fim, os estudantes participaram de uma audiência simulada, conduzida pelo gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Marcelo Pertence, sobre um caso fictício envolvendo desvio de função de um trabalhador. Os estudantes interpretaram papéis de advogados, preposto, reclamantes e testemunhas.
A professora Ludmila Nogueira Murta, que costuma trazer estudantes do ensino técnico ao Tribunal pelo menos uma vez por ano, comentou sobre a visita. “A dinâmica pra mim é perfeita. A primeira oportunidade de visitar a sessão plenária é importante para eles terem uma noção de realidade. Como acontece o julgamento de recursos, ver a dinâmica, a linguagem, o padrão de tratamento. E a visita mediada é fantástica porque amarra os conteúdos que eles estão vendo nas outras disciplinas, de história e geografia, então eles sempre voltam com informações. Além da audiência simulada, que é outra oportunidade incrível de aprendizado para os alunos”.
Justiça e Cidadania
O Programa Justiça e Cidadania é uma iniciativa do Centro de Memória – Escola Judicial, para promover ações educativas que visam estabelecer canais de comunicação entre a instituição e a comunidade. O Programa atende escolas e faculdades da rede pública e privada da capital e interior de Minas Gerais.