Alunos do Senai participam de palestra de desembargador do TRT-MG
Resumo em texto simplificado
Na última sexta-feira (9/8), o desembargador Marcelo Pertence, gestor regional do Programa Trabalho Seguro, palestrou para 100 alunos do Senai – Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0, em Contagem, sobre segurança no trabalho. Antes da palestra, ele visitou as instalações da instituição, incluindo a Fábrica 4.0 e laboratórios de IoT e Cloud. A apresentação abordou a evolução das relações trabalhistas, destacando eventos históricos e a importância da dignidade no trabalho. Os alunos receberam kits do Programa Trabalho Seguro e expressaram grande interesse nas discussões.
Saiba mais sobre esta iniciativaO gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Marcelo Pertence, realizou palestra para aproximadamente 100 alunos do curso de Aprendizagem Industrial do Senai – Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0, em Contagem, na última sexta-feira (9/8). O tema central foi a segurança do trabalho e suas implicações.
Antes de sua apresentação, o magistrado conheceu as instalações da instituição e acompanhou diversos processos da indústria abarcados com a tecnologia 4.0. Após, passou pelo Senai Lab, um laboratório desenvolvido para a criação, experimentação, prototipagem, entre outras atividades. E, em seguida, conheceu o Laboratório de IoT e Cloud, espaço criado para realizar estudos, implementar e formar profissionais especializados nas tecnologias de Soluções Internet of Things (internet das coisas). Por fim, o desembargador ainda visitou a oficina da unidade Euvaldo Lodi, que fica ao lado do Centro 4.0.
Em sua palestra, Marcelo Pertence fez uma reflexão das relações trabalhistas ao longo do tempo, desde os primórdios aos dias atuais. O magistrado traçou uma linha do tempo e destacou os principais acontecimentos históricos, tais como as revoluções industriais, as guerras, a criação da Organização Internacional de Trabalho (OIT), em 1919, e a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) no Brasil, em 1943. No final do encontro, os alunos ainda receberam kits do Trabalho Seguro fornecidos pelo TRT-MG, contendo cartilhas educativas e material de promoção do programa.
A professora Louise Correa Palhares ressaltou a importância da atividade para os jovens da instituição. “Traz para o aluno a consciência com relação à segurança do trabalho, à saúde mental, à segurança dentro de uma indústria. Traz o entendimento de que a vida é o mais importante, e que é possível trabalhar em segurança, independentemente da função, do setor, da empresa que a gente estiver”. A estudante Ludimila Oliveira completou. “Ele começou dando um contexto geral de como funciona o trabalho desde a época da escravidão. Falou também de histórias impactantes e da importância da segurança do trabalho, despertando interesse em todo mundo”.
Ao final da palestra, o desembargador admitiu. “Essa realmente foi uma experiência muito interessante. Fui levado aos laboratórios do Senai, vi a técnica que é muito importante nas atividades que eles fazem, desenvolvendo e criando uma mão de obra qualificada e com oportunidades de sobreviver pelo trabalho. A oportunidade de conversar com os jovens é sempre muito interessante e relevante, porque conseguimos transmitir um pouco da importância de que, pelo trabalho, é que a gente vai sobreviver. A importância da dignidade desse trabalho, tanto física quanto mentalmente. Essa é a principal proposta do Programa Trabalho Seguro”, finalizou.