Você está aqui:

Alunos do Senai participam de palestra de desembargador do TRT-MG

publicado: 12/08/2024 às 16h31 | modificado: 12/08/2024 às 18h57
Resumo em texto simplificado

Na última sexta-feira (9/8), o desembargador Marcelo Pertence, gestor regional do Programa Trabalho Seguro, palestrou para 100 alunos do Senai – Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0, em Contagem, sobre segurança no trabalho. Antes da palestra, ele visitou as instalações da instituição, incluindo a Fábrica 4.0 e laboratórios de IoT e Cloud. A apresentação abordou a evolução das relações trabalhistas, destacando eventos históricos e a importância da dignidade no trabalho. Os alunos receberam kits do Programa Trabalho Seguro e expressaram grande interesse nas discussões.

Saiba mais sobre esta iniciativa

O gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Marcelo Pertence, realizou palestra para aproximadamente 100 alunos do curso de Aprendizagem Industrial do Senai – Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Indústria 4.0, em Contagem, na última sexta-feira (9/8). O tema central foi a segurança do trabalho e suas implicações.

Antes de sua apresentação, o magistrado conheceu as instalações da instituição e acompanhou diversos processos da indústria abarcados com a tecnologia 4.0. Após, passou pelo Senai Lab, um laboratório desenvolvido para a criação, experimentação, prototipagem, entre outras atividades. E, em seguida, conheceu o Laboratório de IoT e Cloud, espaço criado para realizar estudos, implementar e formar profissionais especializados nas tecnologias de Soluções Internet of Things (internet das coisas). Por fim, o desembargador ainda visitou a oficina da unidade Euvaldo Lodi, que fica ao lado do Centro 4.0.

Desembargador Marcelo Pertence do TRT-MG visita Centro 4.0 do Senai

Em sua palestra, Marcelo Pertence fez uma reflexão das relações trabalhistas ao longo do tempo, desde os primórdios aos dias atuais. O magistrado traçou uma linha do tempo e destacou os principais acontecimentos históricos, tais como as revoluções industriais, as guerras, a criação da Organização Internacional de Trabalho (OIT), em 1919, e a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) no Brasil, em 1943. No final do encontro, os alunos ainda receberam kits do Trabalho Seguro fornecidos pelo TRT-MG, contendo cartilhas educativas e material de promoção do programa.

Desembargador do TRT-MG Marcelo Pertence ministra palestra pra cerca de 100 alunos do Senai

A professora Louise Correa Palhares ressaltou a importância da atividade para os jovens da instituição. “Traz para o aluno a consciência com relação à segurança do trabalho, à saúde mental, à segurança dentro de uma indústria. Traz o entendimento de que a vida é o mais importante, e que é possível trabalhar em segurança, independentemente da função, do setor, da empresa que a gente estiver”. A estudante Ludimila Oliveira completou. “Ele começou dando um contexto geral de como funciona o trabalho desde a época da escravidão. Falou também de histórias impactantes e da importância da segurança do trabalho, despertando interesse em todo mundo”.

Ao final da palestra, o desembargador admitiu. “Essa realmente foi uma experiência muito interessante. Fui levado aos laboratórios do Senai, vi a técnica que é muito importante nas atividades que eles fazem, desenvolvendo e criando uma mão de obra qualificada e com oportunidades de sobreviver pelo trabalho. A oportunidade de conversar com os jovens é sempre muito interessante e relevante, porque conseguimos transmitir um pouco da importância de que, pelo trabalho, é que a gente vai sobreviver. A importância da dignidade desse trabalho, tanto física quanto mentalmente. Essa é a principal proposta do Programa Trabalho Seguro”, finalizou.

Veja a galeria de fotos.

Visualizações: