Tudo pronto para a 20ª Semana de Conciliação no TRT-MG: oportunidade para trabalhadores e empresas fecharem acordos
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
TRT de Minas irá realizar centenas de audiências buscando solução consensuada em processos durante a 20ª Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo CNJ. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizará, entre 3 e 7 de novembro, a 20ª Semana Nacional da Conciliação, focada na resolução de processos trabalhistas por meio do consenso. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Minas Gerais mobiliza seus centros de conciliação (Cejuscs) para identificar processos com maior chance de acordo e realizar centenas de audiências durante a semana. O Cejusc de 1º grau na capital realizará cerca de 450 audiências, enquanto o de 2º grau fará mais de 300, ambos funcionando em dois turnos. Este ano, quatro novos Cejuscs foram inaugurados no interior do estado, ampliando a capacidade de atendimento, como em Coronel Fabriciano, que realizará mais de 75 audiências. Interessados em participar podem solicitar inclusão de seus processos para conciliação pelo portal do Tribunal, por e-mail ou telefone, cujos contatos estão disponíveis no site.
Saiba mais sobre esta iniciativaO Conselho Nacional de Justiça (CNJ) irá promover. de 3 e 7 de novembro. a 20ª Semana Nacional da Conciliação. As edições da semana são uma oportunidade para a Justiça do Trabalho buscar a satisfação das partes em litígio com soluções de consenso para os processos trabalhistas. A conciliação é objetivo primordial e especialidade deste ramo do Judiciário, que vem se aprimorando com a qualificação do corpo de servidores e magistrados para esse fim. O Cejusc de 1º grau da capital prevê a realização de aproximadamente 450 audiências durante a semana, com o funcionamento simultâneo de 10 mesas ao longo da manhã e da tarde em todos os dias úteis da semana. Mesmo ritmo de funcionamento com dois turnos, de segunda a sexta, terá o Cejusc de 2º grau, com seis salas simultâneas que devem receber mais de 300 audiências.
No período prévio à semana, os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs), do TRT mineiro entram em contato com gabinetes de desembargadores e varas do trabalho pedindo que as unidades indiquem processos mais propensos a uma solução amistosa. Empresas e sindicatos que já atuam em parceria com o Tribunal comprometidos com a solução de pendências jurídicas por essa via também são contatados para colocarem seus processos em pauta. Centenas de audiências são realizadas num esforço conjunto para garantir o desfecho com o objetivo de alcançar pleitos, mesmo que de forma parcial, com maior celeridade.
Expectativa pela ampliação da conciliação no interior
A novidade este ano são os quatro novos Cejuscs inaugurados no interior do estado. Entre fevereiro e agosto, Montes Claros, Coronel Fabriciano, Pouso Alegre e Juiz de Fora passaram a ter essas unidades tão importantes para o impulsionamento de resultados que mostram o potencial para ampliar o número de acordos. Durante a Semana de Conciliação Trabalhista os Cejuscs do interior estarão em pleno funcionamento. Um exemplo é o de Coronel Fabriciano que, com 11 mesas funcionando ao longo de todo o dia, nos cinco dias da semana, irá realizar mais de 75 audiências.
Quero conciliar
Empregados e empresas que são partes em ações trabalhistas podem solicitar à unidade judiciária ou ao Tribunal Regional do Trabalho onde o processo tramita a inclusão do seu processo na pauta do Cejusc. Você também pode pedir para que seu advogado solicite a inclusão do processo na pauta, ou entrar em contato pelos canais de atendimento da Vara do Trabalho ou TRT onde sua ação tramita.
Acesse o formulário para inscrever seu processo de 1º grau
Acesse o formulário para inscrever seu processo de 2º grau
Acesse o formulário para inscrever seu processo em Montes Claros
Acesse o formulário para inscrever seu processo em Coronel Fabriciano
Acesse o formulário para inscrever seu processo em Pouso Alegre
Acesse o formulário para inscrever seu processo em Juiz de Fora