Centro Cultural do TRT-MG celebra espírito natalino com Cantata de Natal
Resumo em texto simplificado
O Centro Cultural do TRT-MG celebra o Natal com uma Cantata, apresentando o Coral Lírico do Palácio das Artes. Além disso, encerra 2024 com a exposição "Mulheres: De Silenciadas a Empoderadas" de Yara Tupynambá, que entra em cartaz na próxima terça-feira (10/12). Criado em 2023, o espaço promove atividades culturais gratuitas e abertas ao público em Belo Horizonte.
Saiba mais sobre esta iniciativaO Natal já chegou no Centro Cultural do TRT-MG. Nesta sexta-feira (6/12), o espaço recebeu o Coral Lírico do Palácio das Artes, sob a regência de Hernán Sánchez Arteaga, com o acompanhamento do pianista Fred Natalino. A apresentação, aberta ao público, trouxe um repertório recheado de músicas natalinas e obras clássicas de compositores renomados.
Para Emília Facchini, curadora do Centro Cultural, “o Natal, gostando ou não, nos envolve num clima de magia, num clima de compreensão, de amor e de alegria. Então, nada mais apropriado que nosso último espetáculo musical do ano fosse, justamente, a Cantata de Natal, com músicas natalinas, de grandes compositores, que emocionou e tocou o coração de cada um que esteve aqui”.
Música e premiação
A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, abriu o evento e teceu elogios ao grupo musical. “O Coral Lírico é um dos grupos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado e interpreta uma ampla variedade de gêneros musicais, como repertório à capela, óperas, oratórios, concertos sinfônicos corais. Nosso agradecimento aos senhores, nobres artistas, pois por meio da música teremos a oportunidade e o privilégio de ampliar ainda mais os nossos sentimentos e sentidos, às vezes, um pouco adormecidos, em razão de tantos afazeres e preocupações”.
Na ocasião, ela ainda agradeceu publicamente a todos os magistrados, servidores, estagiários, colaboradores, que com o espírito de cooperação e pertencimento possibilitaram que o TRT mineiro recebesse, na última terça-feira (3/12), o Prêmio Diamante de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Fomos o único Tribunal Regional do Trabalho de grande porte que obteve essa importante distinção. Esse reconhecimento nacional nos enche de orgulho e admiração, pois reforça cada vez mais a certeza da excelência de todos que aqui trabalham, que se dedicam às suas atribuições e que formam a família do TRT. Eu esclareço que essa grande vitória é fruto do trabalho desenvolvido na administração passada, 2023, e na administração 2024", destacou.
Encerramento e Retrospectiva 2024
Encerrando a agenda do Centro Cultural de 2024, a artista mineira Yara Tupynambá traz a exposição ‘Mulheres: De Silenciadas a Empoderadas’, que entra em cartaz na próxima terça-feira (10/12). A mostra permanecerá aberta até o dia 02 de abril de 2025 e reúne 161 peças entre pinturas, cerâmicas, móveis e painéis que destacam momentos de resistência e transformação feminina ao longo dos anos.
Durante todo o ano corrente, o Centro Cultural do TRT-MG sediou diversos eventos abertos ao público, incluindo apresentações da Sociedade Musical Carlos Gomes, da Cia de Dança do Palácio das Artes, da Orquestra Jovem do TJMG, a Mostra de Teclados Históricos, além da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.
Ao longo de 2024, também esteve em cartaz a exposição “Assis Horta: a democratização do retrato fotográfico através da CLT”. O fotógrafo Assis Horta imortalizou centenas de rostos, muitos dos quais tiveram sua primeira experiência diante de uma câmera fotográfica ao registrar imagens para as fotos 3x4 exigidas pela Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), um marco da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sancionada em 1° de maio de 1943.
“Foi um ano muito promissor, de muito sucesso, porque nós realmente saímos de uma situação um tanto quanto estática para uma situação de apresentação de grandes espetáculos”, avaliou Facchini.
Centro Cultural do TRT-MG
Com o intuito de promover a cultura como um catalisador de conhecimento e enriquecimento social, o Centro Cultural do TRT-MG foi criado em outubro de 2023, mediante a Resolução GP n. 294/23. O espaço recebe atividades como exposições coletivas e individuais, de fotografias, de artes plásticas e visuais (pinturas, esculturas, instalações) e apresentações musicais, sempre gratuitas e com visitação aberta ao público em geral.
Localizado na rua da Bahia, 112, no Centro de Belo Horizonte, o edifício Mário Werneck é um bem público da União, protegido pelo patrimônio histórico e cultural e integra o conjunto arquitetônico da Praça da Estação. A edificação foi transferida pela União ao TRT-MG em 2011.