Você está aqui:

Programa Justiça e Cidadania volta a realizar atividades presenciais

publicado: 18/08/2022 às 17h52 | modificado: 19/08/2022 às 11h02

Após mais de dois anos suspensas devido aos protocolos de combate à pandemia de Covid-19, as atividades do Programa Justiça e Cidadania voltaram a ser realizadas de forma presencial nesta semana. Essas primeiras ações presenciais são fruto de um trabalho conjunto desenvolvido pelo Centro de Memória - Escola Judicial do TRT-MG com o Comitê Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem (PCTIEA), em comemoração à Semana Nacional da Aprendizagem, que acontece em toda a Justiça do Trabalho do país.

Nestas quarta e quinta-feira (17 e 18/8), o Programa Justiça e Cidadania recebeu profissionais da educação da rede pública municipal de ensino de Belo Horizonte e alunos de uma escola pública estadual da capital, no espaço da Exposição Trabalho & Cidadania, localizada no saguão da sede do TRT-MG. As ações educativas propostas para os dois dias foram conduzidas pelas magistradas que compõem a gestão regional do PCTIEA e pela equipe do Centro e Memória – Escola Judicial.

As atividades foram acompanhadas pelo presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Mohallem, que deu as boas-vindas aos alunos, dizendo da satisfação em tê-los na instituição. Ele enalteceu a importância de programas como o de Combate ao Trabalho Infantil ". Dessas atividades de aprendizagem sobre a Justiça do Trabalho, seu funcionamento e do direito de cada cidadão e trabalhador, pode nascer a centelha e o impulso pessoal de um ou mais virem, pelo estudo, a trabalhar no Tribunal, seja como servidor, juiz ou advogado", salientou.

Também participaram das ações educativas a gestora regional do PCTIEA, Desembargadora Jaqueline Monteiro de Lima, a juíza Érica Martins Judice e o o secretário da Escola Judicial, Leonardo de Assis Silveira.

Atividades presenciais

Ontem (17/8), o Programa Justiça e Cidadania recebeu 30 professores das escolas públicas de BH e Região Metropolitana. Os educadores passaram por capacitação com o objetivo de estimular reflexões sobre a aprendizagem e a educação como instrumentos de enfrentamento ao trabalho infantil. As discussões abordaram também a legislação que garante ao aprendiz um trabalho seguro e com garantias. Eles ainda simularam uma audiência trabalhista de um processo envolvendo o trabalho do aprendiz com a presença da juíza do TRT-MG Cristiana Soares Campos.

copy_of_WhatsApp_Image_2022_08_18_at_17.40.54.jpeg

Fotos: Leonardo Andrade

Galeria de fotos

Nesta quinta-feira (18/8), foram recebidos 40 alunos de 16 a 18 anos e professores da Escola Estadual Maria do Socorro Andrade. Eles visitaram a Exposição Trabalho & Cidadania, mediada pela equipe do Centro de Memória, com uma abordagem voltada aos registros do trabalho infantil ao longo da história, das ações para sua erradicação e do estímulo à aprendizagem e formação profissional, além de participarem de uma audiência trabalhista simulada, conduzida pela juíza Hadma Christina Murta Campos, na qual os alunos atuaram como partes de um processo trabalhista fictício sobre o trabalho infantil.

800px_2022_0818_CombTrabInfantil_JustCidadania_EscolaEstadual_LeoAndrade.jpg

 

Galeria de fotos

Programa Justiça e Cidadania

Promovido pela Escola Judicial do TRT-MG por meio do Centro de Memória, o Programa é uma ação educativa que visa a estabelecer canais de comunicação entre a instituição e a comunidade. Ele ocorre no edifício-sede do Tribunal, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 225, Bairro Funcionários, em Belo Horizonte.

A ação consiste na visita mediada à exposição de longa duração Trabalho & Cidadania, em que os visitantes têm a oportunidade de conhecer a trajetória e o funcionamento da Justiça do Trabalho e de refletir sobre a história do trabalho no Brasil e sobre a construção da nossa cidadania.

Os estudantes participam também de uma audiência trabalhista simulada, conduzida por um magistrado, em que atuam como reclamante, reclamado, advogados, testemunhas e secretário de audiência. O Centro de Memória fornece às escolas e às faculdades as informações e as peças do processo fictício que será apreciado na audiência simulada, para ser apresentado e discutido em sala de aula, antes da visita.

O Programa atende escolas da rede pública e privada da capital e do interior de Minas Gerais, abrangendo o ensino fundamental, médio, universitário e supletivo. As visitas, agendadas previamente, acontecem de segunda a sexta-feira, observando-se a agenda das sessões de julgamento. Para agendar: memoria@trt3.jus.br.

Visualizações: