Ciclo de palestras marca abertura do 3º Encontro Sudeste do Programa Trabalho Seguro
Resumo em texto simplificado
O 3º Encontro Sudeste do Programa Trabalho Seguro, realizado na Escola Judicial do TRT-MG, debateu saúde mental no trabalho e as condições do trabalho rural, com destaque para os impactos do teletrabalho e o uso de agrotóxicos. O evento conta com a participação de magistrados, auditores-fiscais e especialistas. A programação segue até sexta-feira (25/4), com palestras e entrevistas.
Saiba mais sobre esta iniciativaNesta quinta-feira (24/4), magistrados e auditores-fiscais se reuniram para debater sobre saúde mental e condições do trabalho rural, durante o primeiro dia do 3º Encontro Sudeste do Programa Trabalho Seguro. O evento, sediado na Escola Judicial do TRT-MG, contou com casa cheia, reunindo magistrados, servidores e alunos dos cursos técnicos de segurança do trabalho do Senai (unidade Euvaldo Lodi) e do Grau Técnico (unidades Centro e Venda Nova).O evento também foi transmitido pelo canal do TRT-3 no Youtube.
O Encontro, que se estende até esta sexta (25/4), é uma iniciativa dos comitês regionais do Programa Trabalho Seguro (PTS) da região Sudeste - TRT-3 (MG), TRT-1 (RJ), TRT-2 (SP), TRT-15 (Campinas) e TRT-17 (ES), em alusão à campanha Abril Verde, que promove a conscientização sobre segurança e saúde no trabalho. Além de desembargadores e juízes dos cinco tribunais trabalhistas do Sudeste, o evento receberá a juíza gestora do PTS Nacional Sudeste pelo TST, Lorena de Mello Rezende Colnago.
A mesa de honra foi composta inicialmente pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Arlélio Lage; pela ouvidora da Mulher no Regional mineiro, desembargadora Maria Cristina Diniz Caixeta; pelo 2º vice-presidente do TRT-MG e coordenador acadêmico da Escola Judicial, desembargador Emerson José Alves Lage; pelo gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Marcelo Pertence do TRT-MG; pelo superintende regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Carlos Calazans; e pela juíza gestora do PTS Nacional Sudeste pelo TST, Lorena de Mello Rezende Colnago.
Cuidados no teletrabalho
A primeira palestra do dia, intitulada “Saúde mental no ambiente de teletrabalho”, foi conduzida pelo gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Marcelo Pertence do TRT-MG, e teve como presidente da mesa, a juíza do TRT-ES, Germana de Morelo, gestora de 1º grau do PTS no Regional capixaba.
Durante a sua apresentação, o magistrado traçou uma linha do tempo da história do trabalho até chegar no cenário atual, em que o teletrabalho é cada vez mais comum. Embora tenha reconhecido as vantagens dessa modalidade, Pertence apontou alguns prejuízos do homeoffice. “O principal malefício é o isolamento das pessoas. Esse aí pode gerar uma série de problemas”, observou. “E por não ter controle da jornada, a qualquer momento, o trabalhador pode estar sendo provocado pelo patrão. E, efetivamente, isso pode criar problemas na questão do trabalho e compatibilização com a vida familiar”, concluiu.
Problemas psíquicos
Na sequência, a auditora fiscal do Trabalho Odete Reis apresentou “Fatores de risco Psicossociais no trabalho e saúde mental”, com o desembargador Edmundo Fraga Lopes, gestor regional do PTS do TRT-15 (Campinas), presidindo a mesa.
Durante a palestra, Odete compartilhou sua experiência como auditora fiscal e lamentou que os índices de adoecimento mental, relacionados ao trabalho, estão cada vez maiores. “Estamos passando por uma turbulência em relação a esse tema por vários motivos. Recentemente, dados da Previdência Social mostraram um aumento de mais de 60% no ano passado de afastamentos em relação ao ano de 2023”, comparou. Segundo a auditora, metas abusivas, excesso de controle e pressão por produtividade estão entre os fatores mais prejudiciais.
Agrotóxicos e o trabalho rural
Encerrando as atividades do dia, o auditor-fiscal do Trabalho, Mário Parreiras, ministrou a palestra “O problema dos agrotóxicos e o ambiente de trabalho rural” que teve a juíza do TRT-MG e gestora regional de 1º grau do PTS, Ângela Castilho, como presidente da mesa.
Parreiras alertou que os riscos do uso do agrotóxico não atingem apenas os grandes fornecedores do agronegócio. “Normalmente, quando se fala sobre uso de agrotóxicos, logo se pensa em grandes fazendas, grandes plantações. Mas, na verdade, temos que estar preocupados também com os trabalhadores de família e do campo que não têm tantas condições de ter uma tecnificação adequada para o uso desses agrotóxicos”, afirmou.
Segundo dia e encerramento
O 3º Encontro Sudeste do Programa Trabalho Seguro continua nesta sexta-feira (25/4), com novas palestras e uma entrevista com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro. A presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, fará a abertura do segundo dia do evento, enquanto o secretário-geral da Sociedade Internacional do Trabalho, Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho, encerra a programação discorrendo sobre a responsabilidade do meio ambiente de trabalho na terceirização.