Conciliação no Cejusc 2 alcança percentual acima de 70% durante a Semana Nacional de Conciliação
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
O índice de conciliação alcançado no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 2º grau (Cejusc 2) do TRT-MG durante a XVIII Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, alcançou o percentual de 70,98%. O mutirão foi realizado no período de 06 a 10 de novembro, quando foram pautados mais de 190 processos, com importes acordados na casa de R$ 25 milhões.
De acordo com a juíza supervisora do Cejusc 2, Flávia Cristina Rossi, empresas grandes e pequenas participaram do mutirão conciliatório. Ela ressalta que a participação dos advogados envolvidos na pacificação do litígio teve efetiva contribuição na construção de soluções consensuais para os processos trabalhistas. Várias empresas participaram de audiências durante a semana, sendo que se destacaram pelo volume de processos e de acordos celebrados nesta edição da Semana da Conciliação do CNJ: Via Varejo, Atento, BMG, CEF, Spal, Banco Santander.
Entre os processos pautados, destacam-se processos físicos distribuídos entre 2010 a 2016, que encontravam-se sobrestados no TST, e que foram integralmente solucionados por meio de acordo. Destaque também para uma Ação Civil Pública, distribuída em 2016, a qual foi finalizada com a homologação de um acordo, após várias sessões de mediação. A juíza Flávia Rossi destacou que “os números alcançados demonstram que a conciliação é meio célere para a construção pelas partes de solução adequada para o litígio”.