Você está aqui:

Em clima de Copa, Escola Judicial do TRT-MG inaugura exposição sobre as relações entre futebol e o trabalho

publicado: 15/06/2026 às 15h31 | modificado: 18/06/2026 às 18h08

Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.

A Escola Judicial do TRT-MG inaugura, na próxima quinta-feira (18/6), a exposição “Futebol e Trabalho”. A mostra apresenta um panorama histórico do futebol no Brasil e em Minas Gerais, abordando também temáticas relacionadas ao racismo, machismo e acessibilidade. A iniciativa é uma parceria entre a Escola Judicial, a Biblioteca, o Centro de Memória e a Seção de Arquivo, unidade da Secretaria de Documentação. O Museu do Mineirão, um dos apoiadores, emprestou diversas peças para a mostra. A exposição, localizada na sede da Escola Judicial do TRT mineiro (Av. Guaicurus, 203 – Centro – Belo Horizonte), pode ser visitada pelo público em geral, gratuitamente, até 31 de agosto deste ano, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Em sintonia com o contexto da Copa do Mundo de 2026, a exposição propõe uma reflexão sobre o futebol para além do entretenimento, destacando como um espaço de trabalho e de garantia de direitos. “Trata-se de reconhecer o esporte como espaço de trabalho, em que se estabelecem relações que demandam proteção jurídica, valorização profissional, garantia de direitos e reconhecimento de deveres”, ressalta a 2ª Vice-Presidente do TRT-MG e Diretora da Escola Judicial, desembargadora Maria Cecília Alves Pinto.

-Cuju, pintura de Huang Shen, retrata a forma mais primitiva do futebol

Futebol e Trabalho

A exposição apresenta o futebol não apenas como um fenômeno cultural, mas que possui uma relação estreita com o mundo do trabalho. O atleta profissional é um trabalhador com características específicas: seus contratos possuem prazo determinado, a remuneração pode incluir luvas, premiações e direitos de imagem, e a atividade está sujeita a riscos físicos que demandam proteção previdenciária adequada. O reconhecimento jurídico da profissão teve como marco a Lei Pelé (Lei nº 9.615/1998), que regulamentou o trabalho desportivo no país.

Veja o catálogo da exposição.

Abertura 

A abertura oficial da exposição será realizada nesta quinta (18/6), entre 14h e 16h30, e contará com uma mesa de debates composta pela advogada e especialista em Direito do Futebol e Desportivo, Francianne Valéria; pelo professor, pesquisador, curador e membro do Núcleo de Estudos sobre o Futebol, Linguagens e Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg), Thiago Carlos Costa; e pela jornalista e secretária de comunicação do Tribunal, Adriana Spinelli. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico.

Veja a programação da abertura.

-

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa@trt3.jus.br