Escola Judicial recebe artigos científicos e decisões judiciais para próximas edições temáticas da Revista do TRT
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
A Escola Judicial já está recebendo artigos e decisões judiciais para publicação na Revista do TRT-3, edições número 112 e 113. A edição de número 112 irá tratar sobre "Trabalho e Saúde Mental" e tem prazo até o dia 3 de maio para envio do material. Já, a de nº 113 aborda “Litigância Responsável” e recebe artigos e decisões até o dia 30 de agosto.
Saiba mais sobre esta iniciativaInteressados em enviar artigos científicos ou decisões judiciais para publicação nas próximas duas edições da Revista do TRT da 3ª Região devem enviar o material para revista@trt3.jus.br. Os artigos individuais ou coletivos podem ter, como autores, pessoas graduadas e estudantes de áreas jurídicas ou ligadas às ciências sociais e humanas. Sentenças e acórdãos só podem ser enviados por magistrados do TRT mineiro.
Os textos devem responder à temática das respectivas edições. A revista de nº 112, sobre “Trabalho e Saúde Mental” tem prazo máximo de recebimento até o dia 3 de maio. Já, a de nº 113 aborda “Litigância Responsável” e recebe artigos e decisões até o dia 30 de agosto.
Após receber o material, a Escola irá enviar um formulário padrão para preenchimento com dados de identificação dos autores.
Critérios de avaliação dos artigos e das decisões judiciais
O artigos serão avaliados e selecionados de acordo com critérios de pertinência temática e relevância, profundidade e criatividade, fundamentação e consistência científica, atualidade das informações e referências, correição gramatical, adequação às normas adotadas para publicação, clareza, coerência e concisão das ideias.
Em uma análise preliminar, servidores da Escola Judicial também irão verificar a existência de título, resumo e palavras-chave tanto em português quanto em inglês, além do atendimento às normas exigidas. Autores de artigos que não cumprirem algumas- dessas exigências serão notificados por e-mail a fazerem as correções em até dez dias.
No caso das sentenças e acórdãos, os critérios de pertinência temática, correição gramatical, clareza, coerência e concisão são considerados junto com o de densidade argumentativa, subsunção dialética entre fato, valor e norma, análise adequada das provas apresentadas e observância de regras e pressupostos processuais conforme previsto nos artigos 485 e 489, além dos incisos I, II e III do artigo 487 do CPC.
A publicação dos artigos e das decisões enviadas dependerá da análise de cuja conclusão não cabe recurso.
A formatação, as dimensões, as normas e os padrões que devem ser observados no material enviado, além de outras informações necessárias, devem ser consultados no Edital nº 1/2026 da Escola Judicial.
Objetivos da Revista do TRT-3
A Revista do TRT 3ª Região tem o objetivo de fomentar a produção científico-jurídica e divulgar decisões judiciais da Justiça do Trabalho mineira, além de divulgar doutrinas nacionais e internacionais relativas ao mundo do trabalho.
Visualizações: