Estudantes do Senai visitam o TRT-MG pelo Justiça e Cidadania
Se estiver usando leitor de tela, ignore este botão. Ele é um recurso de acessibilidade para pessoas com baixa visão.
Resumo em texto simplificado
Nesta segunda-feira (18), alunos do curso técnico de Segurança do Trabalho do Senai Contagem participaram do Programa Justiça e Cidadania no TRT-MG. Eles assistiram a uma sessão plenária, visitaram a exposição "Trabalho e Cidadania" e participaram de uma audiência simulada, guiada pelo gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Marcelo Pertence. A atividade proporcionou aprendizado prático sobre o sistema jurídico e reforçou a importância da prevenção no ambiente de trabalho.
Saiba mais sobre esta iniciativaNesta segunda-feira (18), o TRT-MG recebeu os alunos do curso técnico de Segurança do Trabalho do Centro de Formação Profissional Alvimar Carneiro Rezende - Senai Contagem - para o Programa Justiça e Cidadania, gerido pelo Centro de Memória/Escola Judicial. Os estudantes assistiram parte de uma sessão plenária da 7ª turma e fizeram uma visita mediada à exposição Trabalho e Cidadania, organizada pelo Centro de Memória/Escola Judicial. A mostra utiliza recursos tecnológicos, fotos, mobiliário, áudios, vídeos, pinturas, músicas, poemas e objetos para retratar o trabalho em sua diversidade de formas e significados.
Encerrando as atividades, participaram de uma audiência simulada no ambiente da exposição, onde interpretaram papéis de preposto, reclamante, testemunhas e advogados. A dinâmica foi conduzida pelo gestor regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Marcelo Lamego Pertence. Para a estudante Laysla Gomes "a dinâmica é bem interessante porque agrega muito conhecimento pra gente, principalmente na área jurídica, pra sabermos como lidar no futuro caso aconteça alguma coisa".
O professor Luiz Wagner de Sousa, que trouxe seus alunos para o Tribunal pela primeira vez, comentou sobre a visita. "Trazer os alunos para cá mostra a importância de estudar e de agir em prol da proteção do trabalhador e da criação de uma cultura de segurança e de prevenção de acidentes. E eu acho que somente um ambiente aberto, como do Tribunal Regional do Trabalho, com essa abertura para presença dos alunos, é que vai fazer, no fim das contas, com que haja esse enriquecimento do currículo deles", disse.
Justiça e Cidadania
O Programa Justiça e Cidadania é uma iniciativa do Centro de Memória – Escola Judicial, para promover ações educativas que visam estabelecer canais de comunicação entre a instituição e a comunidade. O Programa atende escolas e faculdades da rede pública e privada da capital e interior de Minas Gerais.