Você está aqui: Início / Notícias / Comunicação / Notícias Institucionais / Galeria dos ex-presidentes recebe foto do desembargador Marcus Moura Ferreira

Galeria dos ex-presidentes recebe foto do desembargador Marcus Moura Ferreira

publicado 21/10/2021 18:51, modificado 25/10/2021 14:34

A solenidade de inauguração do retrato do desembargador, presidente do TRT-MG no biênio 2018/2019, foi realizada na tarde desta quinta (16), no gabinete da Presidência, em Belo Horizonte. Ao abrir o evento, presidente do Tribunal, desembargador José Murilo de Morais, saudou o homenageado.

Em seguida, foi a vez de o homenageado fazer uso da palavra. O ex-presidente disse que é uma honra ter o retrato afixado na galeria, junto a tantos outros que deram seu melhor pelo Tribunal. Expressou seu sentimento de pesar e solidariedade pelas vítimas da pandemia, destacando que, apesar do momento difícil pelo qual passamos, temos ainda o devir, objeto da nossa esperança de tempos melhores. “É imenso, urgente e geracional o desafio que temos pela frente para lutar contra a desigualdade social que aumenta em face do assédio do lucro”, declarou.

Retrospectiva da gestão

Ao relembrar os dois anos em que esteve à frente da instituição, o desembargador Marcus Moura Ferreira ressaltou três de seus aspectos substanciais. “Em especial, destaco a grande ênfase que se deu à transparência na gestão, aplicação prática do princípio da publicidade, e à boa governança, que se traduz em um conjunto de políticas e práticas que dão concreção ao artigo 37 da Constituição.”

Em segundo lugar, fez referência à adoção de uma política de atenção à gestão de pessoas, que possibilitou, por exemplo, a implementação bem-sucedida de sistemas como o Sigep e o e-Social, racionalizando e uniformizando processos e procedimentos administrativos do Tribunal.

Por último, registrou que, na área da gestão patrimonial, o compromisso da Administração com o interesse e o erário públicos resultou na renegociação e revisão de contratos de locação, na aquisição de prédios próprios – como o imóvel que abriga atualmente as varas do trabalho de Contagem – e no saneamento dos projetos e contratos relativos às obras da Escola de Engenharia da UFMG nesta capital.

Ele também mencionou a imensa tragédia de Brumadinho, acidente do trabalho ocorrido há exatos mil dias, em razão do qual mobilizou-se a jurisdição, com a participação decisiva dos juízes diretamente envolvidos e o apoio incondicional que se impunha a todos os membros da Administração.

Para encerrar a solenidade, foi exibido um vídeo com as principais realizações da gestão do ex-presidente, produzido pela Secretaria de Comunicação do TRT-MG.

Leia o discurso na íntegra.

WhatsApp_Image_2021_10_21_at_18.07.30.jpeg

Foto: Leonardo Andrade

Presenças

Estiveram presentes o 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Fernando Rios Neto, a 2º vice-presidente, desembargadora Camilla Guimarães Pereira Zeidler, o juiz Renato de Paula Amado, presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região – AMATRA3, as desembargadoras Ana Maria Amorim Rebouças -  corregedora, e Maristela Iris da Silva Malheiros, vice-corregedora, além da desembargadora Denise Alves Horta.

Compareceram os desembargadores Marcelo Lamego Pertence e José Marlon de Freitas, assim como os desembargadores aposentados: Antônio Álvares da Silva, Paulo Araújo Paulo Roberto Sifuentes Costa e Márcio Flávio Salem Vidigal. Também registraram presença o juiz Ricardo Marcelo Silva, e o juiz aposentado José Nacif Antunes.

Prestigiaram a solenidade o filho do homenageado, Marcos Augusto, e o juiz Marcelo Moura Ferreira, irmão do desembargador.

GALERIA DE FOTOS

Visualizações:

Pesquisar

Pesquisa de notícias.

/ /  
/ /