Consumo consciente e sustentabilidade são abordados em palestra no TRT

publicado 01/01/2008 10:49, modificado 20/09/2018 15:03

Em continuidade às comemorações da 11ª Semana do Servidor da Justiça do Trabalho de Minas, o TRT promoveu, na tarde de ontem, dia 30, a palestra “Consumo Consciente e Sustentabilidade”, com o professor Hélio Mattar.

Luís Paulo Garcia Faleiro, diretor-geral do TRT, abriu o evento convidando a todos, magistrados e servidores, para uma soma de esforços em prol de um consumo consciente, responsável. “Que possamos ser, cada um de nós, um multiplicador de exemplos e ações positivas em favor da sustentabilidade. Pela solidariedade podemos transformar o mundo e salvar o futuro do nosso planeta”, lembrou.

Hélio Mattar procurou sensibilizar o público presente para a importância do consumo consciente em favor da sustentabilidade, ressaltando que não há consumo sem impacto sobre a sociedade, a economia, o meio-ambiente e o indivíduo.

O palestrante lembrou os efeitos do aquecimento global, muitos deles já sentidos em todo o planeta, e mostrou como pequenas ações individuais do dia-a-dia, quando multiplicadas, podem contribuir significativamente para reduzir os impactos negativos sobre o meio-ambiente e melhorar a qualidade de vida. “Podemos ser todos voluntários no processo de construção de uma sociedade mais sustentável e justa, seja nas pequenas escolhas cotidianas que fazemos, seja na forma como utilizamos os recursos naturais, produtos e serviços. Consumir de forma diferente, tendo no consumo um instrumento de bem-estar e não um fim em si mesmo – esta é a idéia”, enfatizou o palestrante.

Hélio Mattar é formado em Engenharia da Produção pela Escola Politécnica da USP e obteve os títulos de Mestre e PHD em Engenharia Industrial pela Universidade de Stanford. Foi um dos fundadores do pensamento nacional das bases empresariais (PNBE), do qual é membro consultivo. É diretor-presidente do Instituto Akatu, uma organização não-governamental cuja missão é conscientizar e mobilizar o cidadão brasileiro para o seu papel protagonista, enquanto consumidor, na construção da sustentabilidade da vida no planeta.

Acompanharam a palestra Guilherme Augusto de Araújo, secretário-geral da presidência, Ricardo Wagner Rodrigues de Carvalho, diretor de coordenação administrativa, Sylvio Túlio Peixoto, diretor de recursos humanos e Geraldo Mendes Diniz, diretor de saúde, além de diversos diretores e servidores da Casa.

Ambiente Legal

Após a palestra, o diretor de coordenação administrativa anunciou o lançamento, na página do TRT, do site “Ambiente Legal”, por meio do qual o público poderá acompanhar o desenvolvimento, as ações e as propostas do “Projeto Ambiente Legal”, do TRT-MG, lançado em junho deste ano. O site traz, ainda, textos e dicas relacionados à preservação do meio-ambiente, consumo e desenvolvimento sustentável. Ricardo Wagner, que é presidente da Comissão Permanente de Gestão Ambiental do TRT, lembrou que o site será um canal permanente para a troca de idéias e experiências, e que todas as contribuições serão muito bem-vindas.

A 11ª Semana do Servidor do TRT-MG é uma realização conjunta das diretorias de recursos humanos e saúde, com apoio do Saúde Asttter, do Sitraemg e do COOPTRT.

Visualizações: