Adesão do Sesiminas reforça Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

publicado 12/04/2012 11:53, modificado 12/04/2012 14:53

Os gestores regionais em Minas do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, desembargador Anemar Amaral e juiz Eduardo Ferri, receberam nesta quinta-feira, 12 de abril, na sede da Fiemg - Federação das Indústrias de Minas Gerais, o apoio institucional do Sesiminas, que vai integrar a rede de parceiros com o TRT da 3ª Região, na campanha de prevenção contra acidentes de trabalho em Minas.

Eles foram recebidos pelo superintendente regional do Sesi, Raul Von Sperling, que, além de apoiar a campanha, colocou sua equipe à disposição do Tribunal para a realização do evento que está programado para a segunda quinzena de junho próximo. A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do TST para dar continuidade ao Projeto Trabalho Seguro, conforme prevê a Resolução 96/2012 do CSJT, e tem como objetivo sensibilizar todos os envolvidos com obras, sobre as condições ideais de trabalho, prevenção de acidentes e manutenção da integridade física do operário, bem como a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores em todo o país.

Raul Von Sperling explicou que o Sesiminas é responsável por vários programas sociais no estado, incluindo projetos de prevenção de acidentes do trabalho, com caráter educativo e fez questão de nomear um coordenador para dar o suporte necessário ao Tribunal. "Estamos honrados com o convite do desembargador Anemar e não só vamos participar do evento como também queremos integrar a rede de parceiros e unir esforços para intensificar o programa em todo o estado" afirmou.

Durante o encontro, o superintendente reforçou a parceria institucional entre o Sesiminas e o TRT e designou o gerente executivo de Saúde Alfredo Santana, para ser o interlocutor entre os dois órgãos. "Vamos colaborar com o que for necessário, inclusive na elaboração da campanha em Minas com o evento que será realizado no Mineirão", concluiu.

O desembargador Anemar Amaral explicou que o evento, de âmbito nacional, é voltado para o setor da construção civil e, em Minas, pretende reunir todos os trabalhadores e representantes das construtoras responsáveis pelas obras no Mineirão, para conscientizá-los sobre os riscos de acidentes. "Nosso lema é conscientizar para prevenir, uma vez que temos registros assustadores sobre acidentes de trabalho no Brasil. A cada meia hora, uma pessoa sofre um acidente no trabalho contabilizando uma média de 43 trabalhadores acidentados por dia", informou o desembargador. O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de registros de acidentes de trabalho.

Adesão do Sesiminas reforça Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (imagem 1)
Paulo Haddad, Cláudio Marcassa, Alfredo Santana, Eduardo Ferri, Anemar Pereira Amaral e Raul Von Sperling

Também participaram da reunião, o assessor da Presidência do TRT-MG Paulo Haddad, e pelo Sistema Fiemg, o gerente executivo de Saúde, Alfredo Santana e o gerente de controle e acompanhamento de produtos, Cláudio Marcassa.

Além do Sesiminas, os gestores do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, já se reuniram com o presidente do Sicepot - Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais, Alberto José Salum, com o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, e com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho Helder Santos Amorim, estreitando os laços entre a iniciativa privada e os serviços públicos. Na programação de planejamento da campanha estão previstas ainda, reuniões com representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada - Siticop-MG, Sindicato da Construção Civil - Sinduscon-MG e Secretaria de Estado da Educação. (Texto e fotos: Márcia Barroso)

Visualizações:

Seção de Imprensa imprensa [arroba] trt3.jus.br