Adesão do Sesiminas reforça Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Os gestores regionais em Minas do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, desembargador Anemar Amaral e juiz Eduardo Ferri, receberam nesta quinta-feira, 12 de abril, na sede da Fiemg - Federação das Indústrias de Minas Gerais, o apoio institucional do Sesiminas, que vai integrar a rede de parceiros com o TRT da 3ª Região, na campanha de prevenção contra acidentes de trabalho em Minas.
Eles foram recebidos pelo superintendente regional do Sesi, Raul Von Sperling, que, além de apoiar a campanha, colocou sua equipe à disposição do Tribunal para a realização do evento que está programado para a segunda quinzena de junho próximo. A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do TST para dar continuidade ao Projeto Trabalho Seguro, conforme prevê a Resolução 96/2012 do CSJT, e tem como objetivo sensibilizar todos os envolvidos com obras, sobre as condições ideais de trabalho, prevenção de acidentes e manutenção da integridade física do operário, bem como a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores em todo o país.
Raul Von Sperling explicou que o Sesiminas é responsável por vários programas sociais no estado, incluindo projetos de prevenção de acidentes do trabalho, com caráter educativo e fez questão de nomear um coordenador para dar o suporte necessário ao Tribunal. "Estamos honrados com o convite do desembargador Anemar e não só vamos participar do evento como também queremos integrar a rede de parceiros e unir esforços para intensificar o programa em todo o estado" afirmou.
Durante o encontro, o superintendente reforçou a parceria institucional entre o Sesiminas e o TRT e designou o gerente executivo de Saúde Alfredo Santana, para ser o interlocutor entre os dois órgãos. "Vamos colaborar com o que for necessário, inclusive na elaboração da campanha em Minas com o evento que será realizado no Mineirão", concluiu.
O desembargador Anemar Amaral explicou que o evento, de âmbito nacional, é voltado para o setor da construção civil e, em Minas, pretende reunir todos os trabalhadores e representantes das construtoras responsáveis pelas obras no Mineirão, para conscientizá-los sobre os riscos de acidentes. "Nosso lema é conscientizar para prevenir, uma vez que temos registros assustadores sobre acidentes de trabalho no Brasil. A cada meia hora, uma pessoa sofre um acidente no trabalho contabilizando uma média de 43 trabalhadores acidentados por dia", informou o desembargador. O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de registros de acidentes de trabalho.
Paulo Haddad, Cláudio Marcassa, Alfredo Santana, Eduardo Ferri, Anemar Pereira Amaral e Raul Von Sperling |
Também participaram da reunião, o assessor da Presidência do TRT-MG Paulo Haddad, e pelo Sistema Fiemg, o gerente executivo de Saúde, Alfredo Santana e o gerente de controle e acompanhamento de produtos, Cláudio Marcassa.
Além do Sesiminas, os gestores do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, já se reuniram com o presidente do Sicepot - Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais, Alberto José Salum, com o secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, e com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho Helder Santos Amorim, estreitando os laços entre a iniciativa privada e os serviços públicos. Na programação de planejamento da campanha estão previstas ainda, reuniões com representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada - Siticop-MG, Sindicato da Construção Civil - Sinduscon-MG e Secretaria de Estado da Educação. (Texto e fotos: Márcia Barroso)