Empossados dirigentes do TRT-MG para o biênio 2012/2013
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargadora Deoclecia Amorelli Dias, em concorrida sessão solene realizada nesta sexta-feira, 16 de dezembro, deu posse aos novos dirigentes para o biênio 2012/2013, desembargadores Marcus Moura Ferreira, 1º vice-presidente, Luiz Otávio Linhares Renault, 2º vice-presidente, Bolívar Viégas Peixoto, corregedor, e Márcio Flávio Salem Vidigal, vice-corregedor.
![]() |
Prestigiaram a solenidade o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, o ministro do TST e conselheiro do CNJ, Carlos Alberto Reis de Paula, o procurador-geral do município, Marco Antônio de Resende Teixeira, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais, Helder Santos Amorim, o diretor secretário da OAB/MG, Sérgio Murilo Diniz Braga, o presidente do TJM/MG, juiz Jadir Silva, a presidente da AMAT, Isabel das Graças Dorado, os desembargadores do TJ/MG Thiago Pinto, representando a AMB, e Márcia Milanez, a presidente da Amatra3, juíza Jacqueline Prado Casagrande e o desembargador do TRT15, Hélcio Dantas Lobo Júnior.
Também presentes o ministro do TST Manoel Mendes de Freitas, os desembargadores do TRT Cleube de Freitas Pereira, Manuel Cândido Rodrigues, Nilo Álvaro Soares, Paulo Araújo, Michelângelo Liotti Raphaelle, Márcio Túlio Viana e Hegel de Brito Boson, além de autoridades municipais e estaduais, familiares dos empossados, magistrados e servidores da Casa.
Coube à desembargadora Maria Laura Franco Lima de Faria a saudação aos novos dirigentes, em nome dos magistrados da Corte: "São votos não apenas formais e frios da grafia ou da palavra, mas os da mais sincera expressão impulsionada pelo reconhecimento do trabalho, da competência, da dedicação e da honradez de cada um de Vossas Excelências. Seguramente, são também os mesmos sentimentos de todos os que aqui militam neste Tribunal e que, certamente, agora também se associam ao júbilo deste momento", ressaltou. E, após se dirigir a cada um dos colegas empossados, encerrou seu pronunciamento lembrando Guimarães Rosa: "O correr da vida embaralha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que a vida quer da gente é coragem".
![]() |
Fotos: Leonardo Andrade |
Na sequência, o diretor-secretário da OAB, Sérgio Murilo Diniz Braga, ressaltou a parceria duradoura e de sucesso entre a Ordem e o TRT mineiro. Como exemplo, o advogado citou a implementação da pauta eletrônica, o bom relacionamento das administrações com os advogados e os órgãos representativos da categoria. O diretor destacou ainda a celeridade com que as causas são decididas pelo TRT da 3ª Região. Segundo ele, tudo isso contribui para o bom atendimento ao jurisdicionado, que é o beneficiário final das boas relações entre a OAB e os tribunais trabalhistas.
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Helder Santos Amorim, por sua vez, reafirmou a importância da administração de um tribunal na construção e consolidação da democracia, principalmente quando se trata de um tribunal do trabalho, que, segundo ele, é um dos grandes responsáveis pela consolidação dos direitos fundamentais do homem na medida em que contribui para uma distribuição de renda socialmente mais justa, tornando realidade palpável o que prescreve a Constituição Federal.
Já a juíza Jacqueline Prado Casagrande, presidente da Amatra3, parabenizou a administração que se encerra e deu as boas-vindas a que se inicia em 1º de janeiro de 2012. A magistrada ressaltou a responsabilidade dos dirigentes de uma instituição do porte e da importância do TRT de Minas Gerais e colocou a entidade à disposição da nova administração porque, segundo ela, ambas as instituições "querem o bem e o bom, o reto e o correto".
A maestrina e solista Marisa Simões interpretou, na solenidade, a canção When you wish upon a star . Os convidados acompanharam também, por meio de transmissão em vídeo, a apresentação do Coral Acordos & Acordes do TRT que, sob a regência de Marisa Simões e acompanhado ao piano por Cleube de Freitas Pereira, interpretou o Hino da Justiça do Trabalho e a canção "Land of Hope and Glory".